Com o intuito de melhorar o sistema de estacionamento rotativo em Venâncio Aires, a Rek Parking, através de solicitação da Prefeitura, inicia hoje a cobrança em
mais uma quadra na área central da cidade.
Na rua Júlio de Castilhos, entre as quadras General Osório e Jacob Becker, foi instalado um parquímetro, em frente ao antigo cinema Imperial, que já emitirá tickets a partir das 9h da manhã de hoje. No total serão 35 vagas. Atualmente são 655 vagas disponíveis nas 27 quadras onde estão instalados os 21 parquímetros.
Os monitores da Rek Parking estão desde o inicio da semana orientando os usuários que estacionam naquela área sobre o funcionamento do sistema. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ronald Artus, há cerca de dois meses foi feito uma análise sobre a necessidade de implantar o sistema no local. O estudo realizado pela empresa deu conta de que seria viável. “Viu-se uma necessidade de dar uma maior rotatividade ao local, já que na região do cartório sempre há movimento e poucas vagas disponíveis.”
Por enquanto não há previsão de aumentar o número de quadras com cobrança devido ao custo das máquinas, mas os estudos seguem sendo feitos nos demais locais de grande movimentação, como explica o secretário. “Quando notamos uma dificuldade maior, repassamos a empresa que faz a análise para ver se comporta, então é preciso pensar e resolver juntos, sendo uma necessidade nossa, mas que possa ser viável a partir da análise deles.”
Atualmente são 21 parquímetros instalados nas Ruas Tiradentes, Osvaldo Aranha e agora na Júlio de Castilhos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 9 às 17h e aos sábados das 9 às 12h.
Na semana passada foi realizado um anúncio de que um novo projeto está sendo criado para que o usuário possa realizar o pagamento por um aplicativo nos smartphones. Além disso, será ampliado o período máximo de duas para três horas de estacionamento no mesmo local. Na primeira fase da implantação, o pré-projeto precisa ser apresentado e aprovado pelo Conselho Municipal de Trânsito. Depois será analisado pelo Executivo. Além disso, também será necessário a alteração nas máquinas de emissão dos tickets.
Como funciona?Para alugar um período nas vagas de estacionamento, o usuário precisa depositar moedas de R$ 0,05 a R$ 1 para receber a impressão do tíquete equivalente ao cálculo dos minutos pagos.