Há exatos 30 dias, os colaboradores da Folha do Mate estão envolvidos com o Desafio 40. Trata-se de uma campanha interna na qual os funcionários são incentivados a investir na sua qualidade de vida. A atividade ocorre em função dos 40 anos do jornal, que serão completados em outubro. Aos poucos, as mudanças já podem ser sentidas. à medida que cada pessoa realiza uma consulta individual com a nutricionista Francini Silveira, recebe uma meta e as ferramentas necessárias para cumpri-la.
Os objetivos são os mais variados, mas é possível identificar alguns perfis. Há os ‘falsos magros’, ou seja, quem está com um peso bom para sua idade e altura, mas precisa diminuir o percentual de gordura corporal. Outros, precisam mudar hábitos de vida relacionados a alimentação e prática de atividade física, para perder peso e conquistar um índice de Massa Corporal (IMC) saudável. Há uma turma que, ao invés de emagrecer, precisa ganhar peso. E também existe o time das mamães, mulheres que deram à luz recentemente ou que estão se preparando para esse momento e, portanto, precisam de uma dieta especial.
A contato publicitário Scheila Nowotny, o estagiário do setor de criação Gean Paulo Naue e a repórter Vanessa Beling, são da turma que precisa ganhar peso. Enquanto os colegas se policiam para não abusar das calorias, eles precisam fazer o contrário: ingeri-las. Mas se para quem precisa emagrecer a tarefa não é fácil, para eles, a meta também é complicada. “Meu organismo já está acostumado assim: para mim não faz diferença se eu comer ou não. Não sinto fome”, enfatiza Scheila, que precisa ganhar cinco quilos. Enquanto todos apostam nas frutas e barras de cereais para os lanches, Gean ingere leite com achocolatado. “Na minha dieta há seis refeições por dia, compostas por pães integrais, frutas e carboidratos como arroz, massa e aipim”, cita. O desafio para o trio será fracionar os alimentos ao longo do dia e evitar itens ricos em açúcar, sódio e gorduras. “Quando tenho fome, como coisas ‘gordas’”, cita Vanessa, referindo-se às guloseimas tão apreciadas pela maioria da população.
No processo de alcançar a meta combinada com a nutricionista, cada um encontra suas estratégias. No caso do casal Auri e Losani Wagner, o Desafio 40 se estendeu para toda a família. Losani conta que logo após a avaliação nutricional, o marido fez um ‘rancho’ saudável no supermercado. “Ele comprou barras de cereais, iogurte light e frutas”, enumera. Com os filhos, Tiago e Aline, eles também têm tentado incorporar bons hábitos, em especial, o café-da-manhã. Há cerca de três semanas na nova rotina, o casal já nota os resultados. “Antes eu fazia três refeições por dia. Agora faço sete”, pondera Auri. “Eu me sinto mais leve. Meu organismo funciona melhor”, completa Losani.
Prova maior de que o Desafio 40 está surtindo efeito, é o movimento presente na cozinha por volta das 10h e das 15h, horários estabelecidos para os lanches da manhã e tarde, respectivamente. Nesse momento, não faltam frutas, iogurtes, barras de cereal e biscoitos integrais. Um dos novos adeptos da alimentação saudável é o diagramador Cláudio Weschenfelder. Com a meta de enxugar alguns quilos, ele está se esforçando para seguir a dieta encaminhada pela nutricionista. “Aproveitei a oportunidade que a empresa nos deu e vou seguir na medida do possível. Me sinto bem melhor assim”, destaca. Entre as principais mudanças da rotina, está a inclusão de frutas, a separação dos diferentes tipos de carboidrato (arroz, massa, batata, aipim) nas refeições e o café-da-manhã. “Agora já levanto mais cedo para fazer isso”, conta.
Segundo a nutricionista Francini Silveira, de forma geral, os colaboradores da Folha do Mate encontram-se dentro dos limites normais. No entanto, várias pessoas apresentam um IMC adequado, mas possuem a porcentagem de gordura corporal acima do ideal. “O maior desafio é a mudança de hábitos. A maioria não segue horários, não toma café-da-manhã e não mantém uma rotina alimentar”, aponta.
ATIVIDADES
Além do acompanhamento nutricional, os colaboradores da Folha também estão participando de atividades promovidas pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo. Neste mês, a enfermeira do Espaço Vida, Gabriela Bremm, esteve na empresa para palestrar sobre ‘Qualidade de Vida’. No próximo mês, a palestra que irá ocorrer no dia 11 de julho trará a temática ‘Alimentação Saudável’. Os funcionários que são clientes Unimed também preencheram questionários sobre suas condições de saúde e têm participado de entrevistas com profissionais da Psicologia. Posteriormente, eles serão direcionados para grupos no Espaço Vida de Venâncio Aires.