Há 111 anos no município, a loja Calçados Pilz é considerada a mais antiga de Venâncio. Localizada na rua Osvaldo Aranha, a empresa resistiu ao tempo, às dificuldades na economia, às frequentes mudanças da moeda. A proprietária úrsula Pilz, 66 anos, trabalha no local há 48 anos e não apenas aprendeu com tudo o que presenciou, mas, também, pôde acompanhar de perto o crescimento da Capital Nacional do Chimarrão.
No seu interior, ainda hoje a empresa preserva os móveis antigos que fizeram história. O balcão de 80 anos e o armário de um século ainda tomam conta do ambiente e chamam a atenção pelos modelos diferenciados.
úrsula conta que a empresa foi fundada em 5 de outubro de 1904 por Antônio Pilz, pai de seu sogro. Tempo depois, quem assumiu o empreendimento foi o sogro que, então, passou a empresa para úrsula e o esposo, hoje já falecido.
Ela relembra o tempo em que começou a trabalhar no local. Havia poucas empresas e carros que transitavam pelas ruas. Lojas de calçados, por exemplo, tinha apenas três. O movimento do comércio era maior em função da pouca concorrência na época. No entanto, na opinião de úrsula, o número de clientes no momento consegue manter bem o empreendimento. Hoje, ela recebe o auxílio do filho Sandro, 45 anos, que também dará continuidade à empresa depois dela.
Mudanças na modaEm meio às mudanças que ocorreram com o passar dos anos, inclusive na moeda, úrsula chegou a acompanhar as alterações na área da moda também: “As modas vão e voltam. Muita coisa de anos atrás voltou e é usada hoje.”
Quando ela começou a trabalhar, não existia o que hoje chamamos de tênis e bota. No lugar dos tênis, havia um calçado chamado ‘conga’, a moda do momento. As cores mais usadas eram preta e gelo, diferente de hoje, em que se pode encontrar calçados das mais variadas cores. Os sapatos eram de couro e quando tinham saltos mais grossos, estes eram de madeira.
DIFERENCIALúrsula comenta que o diferencial para manter o empreendimento durante todos estes anos está na confiança e credibilidade conquistadas. Além disso, quem trabalha na loja também fala o alemão. Como a maioria dos clientes são do interior, esse idioma a mais também é uma forma de conquistar e abranger públicos diferentes. “Tem pessoas que vinham aqui quando crianças e agora trazem até mesmo os netos. A empresa já passou algumas gerações e ainda está aqui”, comenta.
Entre os desafios encontrados hoje, está a concorrência. Diante disso, úrsula acredita que o importante é atender todas as pessoas bem e também investir em preços acessíveis.
Sobre Venâncio, na opinião dela, foi nos últimos anos que o município mais evoluiu, principalmente na área comercial. úrsula comenta que, embora a cidade apresente um constante crescimento, precisaria ter mais indústrias de diferentes segmentos para que houvesse uma maior geração de empregos.