O inverno ainda não chegou, mas o frio já pôde ser vivenciado claramente nos últimos dias. Está na hora de tirar dos guarda-roupas os casacos, blusões, luvas e toucas. Embora muitas pessoas mantenham-se agasalhadas, muitas vezes não escapam de resfriados e gripes que têm uma tendência maior em acontecer em épocas mais frias do ano, e como já dizia um velho ditado, ‘todo o cuidado é pouco’.

Monte Alverne pertence ao terceiro distrito, e é uma localidade do interior de Santa Cruz do Sul. Assim como muitos outros lugares do interior, possui temperaturas mais frias, visto que a vegetação ao redor contribui para tal. Os doutores Aloísio Bersch e Marco Thomaz trabalham no Hospital Beneficente Monte Alverne e com frequência atendem pacientes com problemas e até mesmo doenças decorrentes do frio.

Aloísio comenta que atende frequentemente pessoas mais velhas, acima de 60 anos, visto que os problemas apresentados, principalmente agora com o inverno se aproximando, são bronquite, inflamações nas vias aéreas, asma, falta de ar, febre, gripe e resfriado. O doutor comenta que as pessoas costumam confundir gripe com resfriado. “Gripe é quando o indivíduo fica com febre, tosse, mal-estar e não consegue sair da cama. O resfriado tem sintomas semelhantes, mas a pessoa consegue trabalhar e desenvolver outras atividades”, ressalta.

Primeiros cuidados

Para evitar resfriados, gripes, bronquite, dentre outros males, são importantes alguns cuidados, dentre eles estão o uso de luvas, hidratantes e manteiga de cacau. é fundamental manter o corpo agasalhado. Os pés e a cabeça devem estar sempre protegidos e aquecidos, uma vez que por meio deles existe uma grande liberação de calor.

Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 30/05/2014.