Desde o fim do ano passado, um dos assuntos comentados entre as pessoas com frequência é o aumento do preço na conta de luz. E como a estação atual é o verão, há um consumo maior de água o que também pode ser percebido nas tarifas.

Por isso, a população está consciente que economizar é preciso. A técnica de enfermagem que reside em Santa Cruz do Sul Ana Maria Schuster diz que, desde que percebeu o aumento no valor da luz, procura utilizar o mínimo possível o condicionador de ar e apaga as luzes nos cômodos que não estão ocupados. Para economizar água, ela diz que os banhos precisam ser mais rápidos. “O aumento foi considerável na conta de luz, cerca de 50%. Gasto o mínimo possível.”

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateCondicionadores de ar consomem maior energia
Condicionadores de ar consomem maior energia

A venâncio-airense Maria Moares, que reside no bairro Gressler, também optou em utilizar com menos frequência o ar e o substituiu em alguns momentos pelo ventilador. “E para diminuir o consumo de água, acumulo um número maior de roupas para lavar.” Maria percebeu um reajuste de R$ 40 reais na conta de luz desde novembro. “Percebi também que uso do forno gasta bastante. Hoje, está mais barato comprar comida pronta do que fazer em casa no forno elétrico.”

“O maior vilão é o condicionador de ar”O eletrodoméstico que consome energia em maior quantidade nas residências, são os condicionadores de ar. A observação é do engenheiro eletricista, Cássio Brixius. Ele aconselha a ligar o aparelho, 15 a 20 minutos antes de utilizar o ambiente, e na temperatura entre 23 e 25 graus. “Não adianta colocar uma temperatura muito baixa como 18 ou 20 graus pensando que vai esfriar mais rápido. Isso é mito, porque o compressor do aparelho trabalha mais para chegar nessa temperatura e com isso, consome mais energia.”

Conforme Brixius, mesmo que os condicionadores de ar fiquem ligados por poucas horas no dia, sejam os mais antigos ou os ‘splits’, há aumento nas contas de luz. Para quem deseja uma alternativa de economia, ele destaca o uso dos ventiladores. De acordo com o profissional, o ventilador possui menor potência e, consequentemente, gasta menos luz.

O chuveiro também consome mais energia, explica Brixius. “O que menos consome é aquele em que você regula a temperatura do mínimo ao máximo. O mais antigo em que havia três opções não é tão econômico.” O horário de verão, observa o engenheiro, é uma possibilidade de diminuir o gasto em energia na questão de iluminação, pois as luzes são ligadas mais tarde. No entanto, se há diminuição de um lado, há o aumento de outro com o uso dos condicionadores de ar. Sobre as lâmpadas, a dica é substituir as antigas pelas de ‘led’. “São mais econômicas e possuem uma vida útil maior”, frisa Brixius.

“Os condicionadores de ar gastam mais por causa da potência”,                 Cássio Brixius, engenheiro eletricista

águaNo caso de aumento na conta de água, em função do verão, as dicas a seguir auxiliam para a economia. Se você demora no banho, gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia, caso a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira, pois torneira aberta é igual a desperdício. Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo desperdiça até 105 litros.

Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez. Ao regar plantas, se gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia. Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz bem para as plantas. As informações são da agência reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro