Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateDos planos para a Sede, destaca-se a construção de novo pórtico
Dos planos para a Sede, destaca-se a construção de novo pórtico

A Sociedade Campestre e Cultural dos Motoristas de Venâncio Aires, mais conhecida pela Sede dos Motoristas, é considerada economicamente viável pelo presidente, Cesar Augusto Schultz. Ele afirma que a entidade está com as contas em dia, sem débitos. O número de sócios chega a quase mil.

Conforme o presidente, desde o último ano, a Sede recebeu investimentos de quase R$ 90 mil, tendo sido reformados o salão principal, as churrasqueiras e áreas como da cancha de bocha. Além disso, conta que são feitas parcerias, como com o grupo P36, que se responsabilização pela manutenção do campo de futebol. Outro exemplo é com a equipe local que participa do Bolamar, cuja parceria está viabilizando a construção de um campo de futebol de areia. “Ele vai ficar atrás do salão principal e será o único da região a contar com areia de praia, que está sendo trazida de Osório.”

De acordo com Schultz, a Sociedade acaba tendo um custo de manutenção não muito elevado, que é pago com o que se arrecada com as anuidades e o lucro obtido na Festa dos Motoristas, que afirma ser a terceira maior festa de Venâncio Aires.

Schultz considera interessante uma junção de sociedades, citando a Sova como a entidade que mais lhe interessaria para uma parceria.

Com a união de forças, ampliaríamos o número de sócios e consequentemente a receita. Acredito que teríamos o apoio da maioria dos sócios.” Cesar Augusto Schultz – Presidente da Sociedade dos Motoristas 

Para uma sociedade ser forte, diz que é preciso haver regras transparentes, planejamento por parte da diretoria e projeto que pense a entidade em longo prazo. Apesar dos mandatos serem de dois anos na Sociedade dos Motoristas, salienta que há projeto pensado para os próximos dez anos. Um dos objetivos é a construção de um novo pórtico, onde ficaria o restauro de um caminhão Mack, que pertenceu a Ottmar Schultz. “A ideia é chamar a atenção de quem passa pela rodovia.”