O prazo para troca de partidos entre os que exercem mandatos de deputados ou vereadores encerrou no dia 18. Em Venâncio Aires, a única troca de sigla na chamada janela partidária foi do vereador João Stahl, que migrou do Democratas (DEM) para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Enfraquecido, o DEM deve passar por alterações nos próximos dias. A tendência é que o vice-presidente, Serginho Xavier, assuma a presidência da sigla, que era ocupada por Stahl.

Segundo Xavier, o momento é de diálogo para a reestruturação do partido e formação de uma nova comissão provisória. Disse que até a próxima terça-feira deve ser formalizada uma chapa encabeçada por ele. Para a vice-presidência, menciona que se trabalha com o indicativo de que o suplente de vereador Walmor Mariante assuma o cargo.

De acordo com o postulante à presidência do partido, a ideia é reunir os filiados nos próximos dias “para dar uma oxigenada no grupo”. Ele reconhece que o partido perde visibilidade com a saída de Stahl, mas respeita a decisão do agora pedetista. Apesar da troca de sigla, destaca que o democrata Walmor Mariante segue como terceiro na linha de suplência do vereador até o fim do ano.

Em relação ao posicionamento do DEM, diz que o partido segue no grupo de apoio ao governo municipal, mas está aberto ao diálogo a partir da definição das chapas majoritárias para as eleições deste ano. O objetivo, afirma, é “ouvir a todos”. Atualmente, o Democratas conta com quase 200 filiados ativos em Venâncio Aires.