Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateA 1ª Prenda Mirim, Sinara Stoll  representa Venâncio Aires e a Regiõa
A 1ª Prenda Mirim, Sinara Stoll representa Venâncio Aires e a 24ª Região Tradicionalista

Embora a maleta de couro seja pequena para o tamanho do sonho, o símbolo quando alcançado personifica uma conquista que, acompanhado de uma faixa com o algarismo primeiro, segundo ou terceiro, são ‘regalos’ que representam a materialização de uma caminhada, após três anos dedicados aos estudos e a projetos no segmento da Tradição Gaúcha.

Na busca por esta conquista, estão 64 jovens do Rio Grande do Sul, na edição 45 da Ciranda Estadual de Prendas, que ocorre em Rio Grande, desde a quinta-feira, 21. Na noite deste sábado, 23, durante fandango oficial, apenas nove serão condecoradas. Sendo três em cada categoria, ou seja, Mirim, Juvenil e Adulta. Para chegar lá, dois dias de provas são enfrentados pelas concorrentes. História e Geografia do Rio Grande do Sul, Tradição, Tradicionalismo e Folclore totalizando 30 questões foram resolvidas na manhã de sexta-feira, por todas as categorias. Para cada uma, o seu grau de dificuldade. Mostra Folclórica ocupou o espaço da tarde, também para todas. Já neste sábado, as habilidades artísticas serão demonstradas à comissão avaliadora. Em suas mãos, a comissão já tem uma nota atribuída ao relatório das atividades realizadas por cada uma, durante o ano de gestão nas suas RTs.

 A 1ª Prenda Mirim da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT),Sinara Stoll, 12 anos, é também a representante oficial de Venâncio Aires e do Centro de Tradicições Gaúchas (CTG) Erva-Mate. Ao todo serão 25 candidatas, na sua categoria.

Na modalidade artística, Sinara vai cantar a música ‘felicidade’, de Lupicínio Rodrigues. Uma dança Tradicional e outra de Salão fazem parte da apresentação. Na parte oral, a menina diz que vai falar de sua vivência, da entidade e do município. Com a lenda da índia ‘Ubirici’, encerrará sua oralidade, na tarde deste sábado. Festas Juninas foi o tema de sua Mostra Folclóprica, na sexta-feira, 22, à tarde, conforme diretrizes do movimento.

 Foto: Arquivo Pessoal / Folha do MateLuiza Pessi Rosseti  é a 1ª Prenda Juvenil  da 24ª RT e representa também Boqueirão do Leão

Luiza Pessi Rosseti é a 1ª Prenda Juvenil da 24ª RT e representa também Boqueirão do Leão

Representando Boqueirão do Leão, a 1ª Prenda Juvenil Luiza Pessi Rosseti, 16 anos, é a concorrente da Região, na categoria. Integrante do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Herança Maragata, ela começou na entidade aos 8 anos.  Ao todo, 22 candidatas disputam uma das três vagas, nesta categoria.

Na delegação que acompanha as representantes regionais, o coordenador Dalmo Mayer, a coordenadora artística Luce Carmen Mayer, coordenadoras culturais, Ana Cristina Finke e Mariele Ferreira, conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), para a Região, Andrea Finke, amigos e familiares.