A busca pelo combate do mosquito Aedes Aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya não para. O inseto, que se tornou uma preocupação mundial, também irá virar pauta nas escolas. Os cuidados e medidas necessárias para combater o mosquito são comentadas em diversos locais do país. Por sua vez, não vale apenas falar, mas sim, torna-se fundamental que a população se una em prol da saúde.
De acordo com o secretário de Educação de Venâncio, émerson Elói Henrique, como forma de deixar a população em alerta quanto ao mosquito Aedes Aegypti, o Município pretende fazer campanhas após a volta às aulas das escolas municipais. Por enquanto, nada foi definido ainda. “Queremos utilizar os Guardiões Ambientais, projeto em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, para fazermos uma mobilização”, comenta.
Ele ainda acrescenta que a equipe pretende conversar com profissionais da Secretaria da Saúde para tratar sobre os repelentes. “Eu percebo que nas escolinhas privadas já existe uma orientação quanto ao uso dos repelentes”, comenta.
Conforme o secretário, o trabalho a ser realizado é de conscientização e limpeza das escolas. Na oportunidade, também serão trabalhados os cuidados que se deve ter com os brinquedos e a importância de não deixar água parada neles.
PAíSQuanto ao país, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no dia 4 deste mês, buscou dar início a uma mobilização nas escolas para envolver 40 milhões de estudantes do ensino básico, da rede pública e privada, e mais de sete milhões de universitários. Por meio das instituições de ensino superior, dos secretários de educação estaduais e municipais, a campanha é fazer com que as crianças espalhem a conscientização.
Conforme informações da Agência Brasil, a ideia é que o aluno leve uma carta com cuidados para evitar a proliferação do mosquito e passe a mensagem para a família, para ajudar na mobilização e cobrar os próprios pais caso encontre eventual criadouro. Além de panfletos, cartilhas e cartazes, materiais didáticos também estão foram elaborados para os professores. O auge da campanha inicia neste sábado, 13, intitulado como o ‘Dia D’ mobilização nacional.
VOLTA àS AULASO início do ano letivo está logo aí e, por isso, vale ficar de olho no dia da volta às aulas. As Escolas Municipais de Educação Infantil já retornaram às atividades no dia 4 deste mês. Confira a seguir, as datas das demais escolas:
IFSUL – 15 de fevereiroBOM JESUS – 15 de fevereiroGASPAR SILVEIRA MARTINS – 22 de fevereiroOLIVEIRA CASTILHOS – 22 de fevereiroESCOLAS MUNICIPAIS – 22 de fevereiroESCOLAS ESTADUAIS – em escolas onde os alunos dependem de transporte escolar da Prefeitura, as aulas iniciam dia 22 de fevereiro. Nas demais, o retorno está previsto para o dia 29.