Foto: Alan Faleiro / Folha do MateNo CAJ, movimentação foi tranquila durante a entrada dos estudantes
No CAJ, movimentação foi tranquila durante a entrada dos estudantes

Teve início às 13h30min deste sábado, 24, a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em Venâncio Aires, na Escola Estadual de Educação Básica Cônego Albino Juchem, a movimentação foi tranquila e a maioria dos alunos compareceu ao local com antecedência. Foram poucos que deixaram para chegar nos últimos minutos.

Os portões foram fechados pontualmente às 13h e teve quem ficou de fora. Por questão de segundos, Bruna Kist, de 19 anos, não pôde fazer a prova.

Ela havia se preparado e via no Enem uma forma de ingressar na faculdade para cursar Pedagogia. Ao contar que acabou se atrasando um pouco, ela não segurou as lágrimas, mas apesar disso, disse que vai participar do segundo dia de prova, amanhã.

EXPECTATIVA

Cursando o 3º ano do ensino médio, Alice Fernanda Zarth, de 17 anos, estava ansiosa minutos antes do início da prova, apesar de ter começado os estudos já em abril. “Acho que no início, essa ansiedade pode me atrapalhar, mas acredito que estou preparada e vou conseguir uma boa nota.”

Foto: Alan Faleiro / Folha do MateAlice: no Enem, o caminho para a faculdade
Alice: no Enem, o caminho para a faculdade

Segundo Alice, a questão do tempo e a redação são os seus principais motivos de preocupação. Ela vê no Enem uma forma de ingresso em uma faculdade federal. Quer cursar Comércio Exterior.

AS PROVAS

Cada prova possui 90 questões, sendo que neste primeiro dia os participantes irão se dedicar às ciências humanas e ciências da natureza. Todos terão quatro horas e meia. No domingo, será dia de matemática e redação, quando haverá cinco horas e meia para terminá-la.

O candidato só pode deixar o local de prova depois de duas horas do início do exame. Quem quiser levar o caderno de questões para casa, terá que aguardar até 30 minutos antes do término do exame.