Começa a primavera: um ‘despertar’ para as flores

A primavera deste ano começa, oficialmente, às 22h54min deste sábado, entretanto, pelas ruas da cidade já é possível ver um colorido diferente das flores, que tem seu ‘despertar’ a partir do início desta estação. E assim como nos fatores climáticos, em que a primavera marca a passagem das características de inverno para o verão, sendo considerada uma estação de transição, em relação ao cultivo das flores isso também acontece.

“Agora é uma época bem de transição, na qual começa a entrar as flores do ciclo primavera/verão. Mas isso atrasou um pouco por causa do inverno que foi muito chuvoso, porque a falta de luz solar atrasa o desenvolvimento das plantas”, explica José Inácio Scherer, proprietário do Viveiro de Mudas Flor da Terra, de Vila Palanque. 

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateProprietários do Viveiro de Mudas Flor da Terra explicam sobre o plantio de flores durante a primavera
Proprietários do Viveiro de Mudas Flor da Terra explicam sobre o plantio de flores durante a primavera

Ele e a esposa, Marlene Lang Scherer, também comentam que muitas pessoas já estão procurando flores deste ciclo. De acordo com o casal, flores de jardim como a verbena, vinca, tagete – mais resistente para o verão -, gazânia, petúnia, cravina, alegria de jardim (sálvia), onze-horas, torênia (amor-perfeito-de-verão), beijinho, begônia e flor de mel são as mais populares nesta época.

O casal também cita algumas dicas importantes para o cuidado com as flores. Uma delas, é tentar aguar a planta antes do anoitecer. “No horário de verão a orientação é aguar por volta das 18h.” Além disso, lembram que é necessário preparar a terra antes de plantar a flor, fazendo uma adubação adequada. “Se for usado esterco de galinha, o conselho que dou é preparar o solo 14 dias antes, porque ele é muito forte. Ele é excelente, mas precisa estar bem curtido”, pondera Scherer, que ainda destaca que é preciso manter o cuidado com as plantas também depois do plantio.

Chuva acima da média na região Sul

Segundo a coordenadora do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Carolina Jung Heinen, com base nas divulgações de Institutos Mundiais e Nacionais de Climatologia, a tendência é de que a precipitação fique acima da normalidade na região Sul do Brasil ao longo da primavera. Por conta deste prognóstico, não se descarta a possibilidade de cheias (inundações). Além disso, temporais também devem ocorrer, uma vez que são típicos da estação.Carolina observa que uma das características predominantes da primavera é o aumento gradual das temperaturas. Assim, no decorrer da estação, dias com temperaturas elevadas, próximas ou acima dos 30°C se tornam-se frequentes.

CUIDADO COM ALERGIASAs crises de alergias respiratórias tendem a se tornar mais frequentes devido à polinização das árvores e às oscilações de temperatura. Carolina cita algumas dicas para amenizar o desconforto: lave edredons e cobertores; evite tapetes em casa; limpe o chão e os móveis com pano úmido ou vaporizadores; não coloque plantas naturais nos quartos; e, use óculos escuros.