Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho são chamadas de ‘Festas JoaninasÂ’.
Um santo em que é muito comemorado no mês de junho é São João. Esse santo é o responsável pelo título de ‘santo festeiroÂ’, por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró. Cadeia, quadrilha, casamento caipira são complementados por comidas e decorações típicas.
De acordo com o site Arte educação, a expressão ‘juninaÂ’ foi traduzida pelos portugueses, ao chegaram no Brasil, e logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros. Alguns símbolos são conhecidos por remeteram ao nascimento de São João, como fogueira, fogos, a palha e o manjericão. Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são para ‘acordar São JoãoÂ’. A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à terra.
A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida não somente nas comidas, mas também pelo casamento caipira e a tradicional quadrilha. A quadrilha é uma homenagem ao santos juninos e um agradecimento às boas colheitas na roça. Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por casais, e é comandada por um ‘marcadorÂ’, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas.
E a festa de São João, ou ‘arraiá como é conhecido, é uma das datas comemorativas que faz parte do calendário de programações das escolas de Venâncio Aires. Durante esta semana, muitos locais já se preparavam, para o maior evento caipira do ano.
Na tarde do dia 19, alunas do colégio Gaspar e o gaiteiro Inácio, de Vila Palanque, animaram o Lar Novo Horizonte com jogos, quadrilha, sorteio de brindes e culinária típica.A Escola Estudal de Ensino Médio Monte das Tabocas teve seu ‘arraiáÂ’ na tarde de ontem. E para marcar a festa teve muita música, comidas e bebidas típicas, brincadeiras e decoração juninas.
Hoje, a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Duarte Macedo, preparou a festa envolvendo os alunos, professores e as famílias, reunindo a comunidade escolar. O evento começa às 18h com escolha do casal caipira. Eles representam cada turma do colégio. Também haverá apresentações artísticas como a dança da quadrilha. Como não poderia faltar em festa junina, o cardápio será variado com pipoca, pinhão e rapadura.