As reformas do prédio onde vai funcionar a Associação pró-escola profissionalizante na Indústria da Construção e do Mobiliário dos Vales do Taquari e Rio Pardo devem encerrar na segunda quinzena do mês de agosto. A observação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Venâncio Aires, Jandir da Silva.

O local, onde funcionava a Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer fica no Acesso Dona Leopoldina e foi cedido pela prefeitura. Ele explica que, nesse primeiro momento, as obras ocorrem onde será a sala da secretaria, informática, arquivo e reunião. Os trabalhos iniciaram neste mês.

Silva lembra que entre os próximos objetivos está a adaptação de um projeto para a coleta de água da chuva que será utilizada nas aulas práticas. Entre as metas, também está a instalação de placas de energia solar para parte de iluminação.

Inicialmente, serão ministrados cursos na área da construção civil; e depois, do setor do mobiliário. Ele ainda explica que a associação já tem CNPJ e está cadastrada na Receita Federal. Foi fundada em fevereiro deste ano, mas as discussões para o projeto iniciaram no primeiro semestre do ano passado. A iniciativa da realização de uma escola técnica na área foi do Sindicato.

Silva afirma que, entre as parcerias, está construtoras de Venâncio Aires, prefeitura e a Associação dos Lojistas da Construção Civil de SantaCruz do Sul. “As verbas serão buscadas junto aos órgãos de Governo”.

CURSOS

De acordo com Silva, serão relizados cursos de dois anos para bolsistas com a idade de 16 anos e também para adultos. Destaca que a ideia é também trabalhar com uma unidade móvel de capacitações, por meio de parcerias que ainda serão firmadas.

SINDICATO

O Sindicato vai realizar no dia 13 de agosto uma assembleia para aclamação da chapa única que vai presidir a entidade na próxima gestão. O grupo é liderado por Silva. O encontro será a partir das 17h30min na sede da entidade.