Com informações de AI Prefeitura.
Iniciaram na terça-feira, 21, as obras de instalação de poços artesianos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa Catarina, em Linha Marechal Baixo. As melhorias, viabilizadas através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) água e Esgotamento Sanitário irão contemplar também as EMEF São Pedro, em Linha Antão Baixo e a Presidente Vargas, em Linha Stamm.
O programa do PDDE prevê recursos financeiros de custeio e de capital, nos moldes operacionais e regulamentares às escolas públicas municipais, estaduais e distritais, localizadas no campo, que tenham estudantes matriculados nas instituições de educação básica, a fim de propiciar adequação e benfeitoria na infraestrutura física dessas unidades educacionais, necessárias à realização de atividades educativas e pedagógicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino e à elevação do desempenho escolar.
O recurso enviado diretamente para a Escola, passou também por avaliação da Associações de Pais e Mestres (APM). Com isso, foi aberto o período para receber orçamentos de empresas que estivessem interessadas em instalarem os poços artesianos e foram recebidos três orçamentos. Com a solicitação de orçamento e documentação das empresas interessadas, ficou apontado que apenas a empresa RB Poços Artesianos, de Venâncio Aires, possuía aval do departamento de recursos hídricos e contava com geólogo para efetuar o serviço.
O serviço foi oferecido pelo valor de aproximadamente R$ 25 mil. Os poços artesianos no qual as escolas foram contempladas possuem esse alto valor por serem poços industriais que necessitam de 100 a 180 metros de perfuração no solo e uma tubulação de maior qualidade para garantir qualidade na água dos estudantes.