Foto: Edemar Etges / Folha do MateProcura pelo peixe da Apiva na feira superou as estimativas e expectativas
Procura pelo peixe da Apiva na feira superou as estimativas e expectativas

Entre a tarde da quarta-feira, 12, e o meio-dia da sexta-feira, 14, a Associação dos Piscicultores de Venâncio Aires (Apiva), promoveu a tradicional feira do peixe. A comercialização ocorreu em oito pontos localizados no centro, nos bairros, em Vila Mariante e nas taipas dos açudes.

Segundo o presidente da Apiva Itor Coutinho, a comercialização superou as estimativas iniciais e foram comercializadas mais de 12 toneladas de peixe ao gelo (eviscerado) e vivo – em todos os pontos (todas as espécies de carpa) e 3 mil quilos de filés de tilápia e de carpa capim em três pontos.Alguns piscicultores, segundo Coutinho, já haviam comercializado o seu peixe na noite da quinta-feira. Coutinho acrescenta que o total de pescado comercializado no período é bem superior, pois piscicultores que não são associados da Apiva também fizeram feira, além do peixe vendido direto nas taipas dos viveiros. “Por isso, não tem como quantificarmos o total de pescado comercializado na Semana Santa”, observa.

Com um ponto de venda localizado na entrada do bairro Coronel Brito, o piscicultor Eloir Petry, vendeu a estimativa inicial, que era de 3 mil quilos. Ele confirma que as vendas se deram por causa da qualidade do peixe da Apiva. Além disso, os consumidores solicitaram a realização de pelo menos uma feira de peixe por mês. “Sendo de qualidade, o consumidor adquire o nosso peixe”, frisa.

Feiras

Coutinho acrescenta que todos os sábados, na comunidade Santa Rita de Cássia do bairro Gressler, a Apiva promove feira de peixe eviscerado e de filés. O objetivo é mostrar o trabalho da associação e incentivar as pessoas a consumirem peixe o ano todo e não somente na Semana Santa.

“A procura mostra que o peixe produzido pela Apiva é de qualidade, de procedência e de sanidade”, observa.Itor Coutinho, presidente da Apiva.