Com antecipação de quase dois meses, as lojas de Venâncio Aires começam a liquidar. O período de liquidações, em anos anteriores, era registrado somente em meados de setembro, antecedendo a Primavera.

Nas principais ruas da cidade, anúncios de descontos que chegam até a 60% no varejo do calçado e especialmente na confecção, surpreendem os consumidores que podem aproveitar para renovar os armários com preços mais baixos em pleno Inverno.

Embora a previsão desta semana seja de temperaturas baixas, conforme o Clima Tempo, entre 14ºC podendo chegar até a -1ºC, a previsão para a próxima semana já é de tempo ameno podendo variar entre 24º e 16ºC. Nada comparado ao ano passado, quando a Região Sul bateu recordes de temperaturas baixas, também nesta época de julho com temperaturas entre 5ºC e 1ºC.

De acordo com a vice-presidente do comércio, Amanda Kothe, da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), a antecipação destas liquidações se devem ao clima. Segundo Amanda, os lojistas estão preparados para invernos rigorosos, o que não vem acontecendo neste ano e, em função desta temperatura, acabam criando por meio da liquidação alternativas de atrair o cliente e de vender o que tinham como metas programadas para esta estação.

VERãO ANTECIPADOCom inverno menos rigoroso, as lojas já antecipam a exposição da coleção Primavera/Verão. Os consumidores vão poder conferi-la nas vitrines já no mês de agosto. Em outros anos, somente depois da passagem do frio é que a moda verão vinha à tona, diferente deste ano.

Para a proprietária de uma loja no centro de Venâncio Aires como o inverno não está frio, as roupas mais pesadas da estação acabam ficando nas prateleiras, por isso a liquidação. Para Loren Danelon, a antecipação da coleção Verão é outro fator que contribuiu para antecipar as liquidações das roupas de inverno.

Foto: Vanessa Behling / Folha do MateConsumidores podem aproveitar descontos de inverno em julho
Consumidores podem aproveitar descontos de inverno em julho