A data mais esperada pelo comércio chega em cinco meses, mas os lojistas já se preparam para organizar os eventos que antecedem o Natal de 2014.
Já existe proposta do comércio de Venâncio Aires por meio do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) e dos Comerciários de Santa Cruz do Sul para o calendário de atendimentos e as compensações aos trabalhadores que estarão na ativa no mês de dezembro, em horários além da carga-horária diária, aos sábados e também no domingo do dia 21 de dezembro.
Ontem à tarde, Sindilojas e Sindicato dos Comerciários alinhavam a proposta que vai definir o atendimento no comércio de Venâncio Aires no setor lojas. A expectativa, de acordo com o executivo do Sindilojas é que nesta semana estejam definidos os horários de dezembro, como também a proposta de acordo salarial que tem como data-base o mês de março.
Quanto mais se trabalha, mais se ganha
Quem trabalha no comércio entende que quanto mais se trabalhar, maior o lucro no final do mês. Essa regra se aplica no caso de quem é vendedor comissionado, que trabalha em redes de lojas. Para esses trabalhadores, que fazem o próprio salário se empenhando para vender mais mercadorias, trabalhar no mês de dezembro é bom, pois é em decorrência do Natal, o mês mais movimentado do comércio, possibilitando muitas vendas.
Isso é o que destaca a consultora de moda Lisiana Maria Bohm Cardoso, de 36 anos, que trabalha desde 1995 no comércio, e não se arrepende de ter passado todos esses anos trabalhando em diferentes lojas da cidade. Segundo ela, o comércio é atraente para quem quer se empenhar e fazer o próprio salário. “Com a comissão depende de cada vendedor aprender as manhas do comércio e fazer o próprio salário no fim do mês, e dezembro é uma ótima época para isso.”
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 30/07/2014.