Todos os anos, próximo ao Natal, o comércio local se mobiliza e estende o horário de atendimento aos clientes. Com isso, os consumidores têm uma maior disponibilidade de tempo para fazerem as compras.
Desta vez não será diferente. Quem ainda não foi adquirir os presentes para o Natal, tem a oportunidade de aproveitar até mesmo este domingo, pois o comércio atenderá das 17h às 22h.
Na segunda-feira, o atendimento se estende até as 21h, na terça e quarta-feira até as 22h. Já na quinta-feira, as lojas estarão abertas até as 17h e na sexta não haverá expediente.
Com a correria do dia a dia, o horário estendido tem agradado muitos consumidores locais. é o caso da estudante Fernanda da Rosa, 17 anos, que inclusive aproveitou a tarde de sexta-feira, 18, para fazer as compras de Natal. Na opinião dela, o atendimento em horário especial é uma forma do comércio fomentar as vendas. “Acho interessante, porque as pessoas que trabalham o dia inteiro conseguem aproveitar para fazer as compras em um horário diferente”, comenta a estudante.
Embora Elma Nogueira, 43 anos, não se considere consumista, ela acredita que o investimento em promoções também é uma forma de atrair os clientes. Além disso, também é a favor do horário estendido: “Para quem compra é muito bom as lojas terem atendimento mais tempo, mas para quem trabalha não é fácil.”
EXPECTATIVA
Para a empresária de uma loja de roupas de Venâncio, Julia Soares Demeterko, o movimento com o horário estendido aumentou, mas ainda não é o suficiente. “Acredito que as pessoas estejam deixando para a última hora”, salienta. O horário de maior pico, segundo ela, ocorre durante o meio-dia e após as 17h. Além do movimento, o que diminuiu também foram os valores gastos na hora de comprar os presentes. “As pessoas estão buscando por peças mais baratas ou apenas uma lembrancinha”, diz.
E a famosa ‘crise’ se estende por todos os setores. As lojas vazias mostram que ou as pessoas estão deixando para a última hora ou então estão pesquisando mais. Conforme Anderson da Silva, vendedor de uma loja de móveis e eletrodomésticos da área central do município, a pesquisa de mercado aumentou e o famoso pedido de desconto, também. “As vendas estão crescendo aos poucos, mas não igual ao ano passado”. Além disso, a maioria das compras, segundo ele, é paga à vista, o que mostra que muitos não querem entrar o ano com dívidas.