Comissão da Agricultura, Meio ambiente, Obras e Serviços Públicos da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, presidida pelo vereador José Cândido Faleiro Neto (PT), apresenta relatório sobre a audiência pública que tratou das tipuanas. A reunião, aberta à comunidade ocorreu no dia 23 de abril, no plenário Vicente Schuck.
A comissão concluiu que é urgente a discussão de um novo plano diretor e de mobilidade urbana no município. Paralela à discussão, o Legislativo criou a comissão especial para avaliar o Plano Diretor. O mesmo grupo apoiará a elaboração do Plano Municipal de Sustentabilidade e Mobilidade Urbana que vem sendo trabalhado pelo Executivo.
Ainda, em relação às tipuanas, verificou-se, conforme o levantamento fotográfico, que as raízes da espécie vem causando estragos ao patrimônio público e privado, principalmente pela falta de manutenção, por falta de área de permeabilização e as vezes, por ser plantada em local inadequado.
O grupo que comandou a audiência pública também concluiu que cerca de 90% das manifestações durante a reunião, defendem a preservação da espécie, principalmente nas ruas centrais da cidade, onde as tipuanas formam o túnel verde. Os mesmos que defenderam a manutenção, ressaltaram a importância ambiental, social e econômica que a espécie proporciona.
PROJETO TéCNICO
No documento assinado pelos membros da comissão, os vereadores concluem que o corte seria a última alternativa e lembram que foi sugerido projeto técnico para definir a manutenção das tipuanas. “A audiência pública reflete o sentimento da população, de manter as árvores, da preocupação com a segurança da necessidade do projeto técnico”, diz o relatório.
Por fim, os vereadores destacam o nome do engenheiro Lair Afonso Ferreira, que foi sugerido durante a audiência e citado como o principal especialista, no Estado, para tratar deste tema. Segundo os vereadores da comissão, o engenheiro agrônomo e ex-secretário municipal de Agricultura, Clóvis Schwertner, já teria entrado em contato com Ferreira, que afirmou da possibilidade de realizar uma reunião, bem como, uma visita ‘in locoÂ’, para avaliar as tipuanas.