Se as vagas para compor a ‘Comissão de Agricultura, Meio Ambiente e Obras’ da Câmara de Vereadores, normalmente, são disputadas, em ano eleitoral, ela se acirra. A escolha dos membros das comissões ocorreu no final da tarde de segunda-feira, 15, e teve cinco vereadores interessados. Celso Krämer (PTB), Gerson Ruppenthal (PDT) e Rudemar Glier (PMDB) foram os três vereadores escolhidos, através de votação, para compor o grupo que vai coordenar os trabalhos da tematica ao longo de 2016.

Foto: Cássia Colla / Folha do Mate Primeira sessão foi marcada por ataques da oposição ao governo e antecedido pela disputa de vagas em comissão.
Primeira sessão foi marcada por ataques da oposição ao governo e antecedido pela disputa de vagas em comissão.

A Comissão é uma espécie de vitrine, já que desenvolve um dos trabalhos mais atuantes junto a comunidade, principalmente, aos agricultores devido a promoção de audiências públicas ligadas, muitas vezes, a assuntos como o tabaco. Além disso, também aborda questões relacionadas a infraestrutura, fato que também proporciona um contato mais próximo das demandas cotidianas da população. O trabalho garante reconhecimento junto a população, ao longo do mandato e, neste período, o espaço é ainda mais almejado – com a proximidade do período eleitoral, quando o contato com a população, através da defesa de bandeiras – como agricultura e infraestrutura, se torna ainda mais importante.

A composição da comissão foi a última a ser definida pelos parlamentares. O vereador Vilson Gauer (PT) foi indicado pelo líder do partido, José Cândido Faleiro Neto (PT) para compor uma das vagas da comissão, ao mesmo tempo, Gerson Ruppenthal (PDT), Celso Krämer (PTB) e Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) também já haviam mainifestado interesse. Em seguida, Rudemar Glier (PMDB), também colocou seu nome a disposição. Com o ingresso do peemedebista na disputa Ana Cláudia abriu mão da tentativa de fazer parte da composição. Restaram quatro nomes e, a definição, ocorreu através de uma votação entre os parlamentares que acabou em empate entre dois parlamentares. Uma nova eleição aconteceu entre os dois vereadores que empataram e Gauer acabou fora da comissão.

PRESIDêNCIANa reunião do início desta semana houve a definição dos membros de cada comissão. A definição da presidência e vice das comissões permanentes ocorrem na segunda-feira, 22, quando cada uma se reune individualmente.

 

Composição das comissões

Comissão de Constituição e JustiçaEduardo Kappel (PP)Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT)Telmo Kist (PDT)

Comissão de Orçamento e FinançasRudemar Glier (PMDB)Cleiva Giovanaz Heck (PDT)Gerson Ruppenthal (PDT)

Comissão de ética ParlamentarAna Cláudia do Amaral Teixeira (PDT)José Arnildo Camara (PTB)Cândido Faleiro (PT)

Comissão de Educação, Indústria, Comércio e TurismoHelena da Rosa (PMDB)João Luiz da Silva(PPS)Jarbas da Rosa (PDT)

Comissão de Saúde, Cidadania e Assistência SocialJarbas da Rosa (PDT)Vilson Gauer (PT)Hélio Artus (PDT)

Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Obras e Serviços Rudemar GlierGerson RuppenthalCelso Krämer

 

Vereador questiona a proporcionalidadeO vereador Celso Krämer questionou a legalidade da escolha dos membros. Para o parlamentar o regimento interno da Câmara de Vereadores foi rasgado na tarde de sexta-feira. Ele afirma que durante a escolha não foi levado em consideração a proporcionalidade dos partidos. “Vou fazer uma consulta ao IGAM para verificar como deve ser a proporcionalidade de partidos na composição das comissões”, disse.