A Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CEJTTR) da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) se reuniu nos dias 30 e 31 de outubro, na sede da federação, em Porto Alegre.

Na pauta, os preparativos para definir os temas do 5º Congresso Estadual da Juventude Rural; o Festival Nacional da Juventude Trabalhadora Rural; Encontro Nacional de Formação (Enafor); e, assuntos gerais. Nesta reunião foi feito o planejamento final do Congresso, a organização, além do fechamento das cotas de jovens de cada regional e reforçada a equipe para ajudar neste evento.

O congresso da juventude é realizado a cada quatro anos, sendo um momento muito importante de construção e afirmação desta geração tão importante para o presente e para a continuidade do Movimento Sindical e do meio rural.

Este ano, o congresso tem por lema ´Agricultura familiar: um modo de vida!`, e dialoga os eixos que foram construídos nas plenárias regionais e interregionais. São eles: ´Sucessão rural`; ´Acesso à terra e reforma agrária`; e, ´Educação do campo, saúde e desenvolvimento Rural`.

“Entramos na reta final da mobilização e da organização das regionais. Esperamos a juventude com muita expectativa, pois teremos mais de 650 delegados e um público total de 700 pessoas, entre convidados, observadores e painelistas”, afirma a coordenadora de Jovens da Fetag, Josiane Einloft. Ela acrescenta que com o congresso, a federação objetiva valorizar a agricultura familiar e a juventude que trabalha na agricultura. “A agricultura é uma profissão e, por sinal, uma das mais dignas por produzir alimentos que mantêm a vida de todos nós e com saúde.”