A Comissão do Impeachment, no Senado, deve ser instalada na próxima terça-feira, 26, durante sessão deliberativa quando serão definidos presidente e relator. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) acordou com líderes das bancadas, na manhã de ontem, que os partidos irão se unir em blocos para apresentar os membros. As indicações precisam ser apresentadas até sexta-feira, 22.
Apesar da decisão do presidente do Senado, divergências entre governistas e oposicionistas dominaram a ordem do dia de ontem. Enquanto a oposição ao governo tentava antecipar a indicação dos membros, a base governista disse que apresentará as indicações no último prazo.A oposição discorda da instalação da comissão especial na semana que vem e acusa o PT de querer adiar o processo. Os defensores do afastamento da presidente Dilma Rousseff dizem que o dia certo para instalação da comissão seria esta sexta-, 22. Tais parlamentares, especialmente do PSDB e do DEM, pressionam para que o presidente do Senado, marque sessões inclusive para o fim de semana.Renan esclareceu que não há motivos para antecipar o processo, já que as sessões deliberativas do Senado ocorrem sempre às terças, quartas e quintas-feiras. “Nós ficaríamos muito mal na história se quiséssemos atropelar a defesa, ou a própria acusação, criando ou perdendo mais um dia. Eu não me presto a esse papel”, afirmou.Segundo calendário, apresentado por Calheiros, no dia 10 e 11 a Comissão Especial vota o parecer do relatório. Na avaliação do peemedebista, sessões deliberativas não podem ocorrer nas segundas e sextas-feiras, por isso, estima-se que, na terça-feira, 17 de maio, a admissibilidade seja levada ao plenário.
Divisão das 21 vagas de titular na comissãoBloco da Maioria (PMDB) – 5 membrosBloco da Oposição (PSDB-DEM-PV) – 4 membrosBloco de Apoio ao Governo (PT-PDT) – 4 membrosBloco Socialismo e Democracia (PSB-PPS-PCdoB- Rede) – 3 membrosBloco moderador (PR-PTB-PSC-PRB-PTC) – 2 membrosBloco Democracia Progressista (PP-PSD) – 3 membros