
Do dia 31 de agosto a 14 de setembro, 23 pessoas de Venâncio Aires seguirem rumo à Terra Santa em busca da propagação da fé. A comitiva, organizada pela empresa Marktur com apoio da Paróquia São Sebastião Mártir, contou com a participação dos padres João Alberto Konzen (Padre Beto) e Marcelo Carlesso. O roteiro de peregrinação religiosa proposto foi de 15 dias e teve sete missas em lugares escolhidos pelo próprio grupo.
Conforme o padre Beto, a viagem teve como roteiro os lugares mais sagrados da face da Terra aos cristãos católicos. Entre alguns dos locais visitados estavam Nazaré, Mar da Galileia, Rio Jordão, Jerusalém, Roma, entre outros.
Ele conta que já fez o mesmo roteiro por ocasião dos 25 anos de sacerdócio, em 2013, quando viajou com mais outros padres e leigos. “Na volta, publiquei um artigo sobre esta viagem à Terra Santa e Roma. O artigo despertou o interesse de muitos para fazer o mesmo trajeto”, comenta. A partir de então, a Paróquia apoiou a iniciativa: “Fizemos uma preparação de um ano e meio, ao longo do qual o grupo se reuniu seis vezes para traçar os objetivos, roteiro, condições de viagem e pagamento, e estudar os lugares a serem visitados”, explica o padre.
APRENDIZADOO religioso destaca que o maior aprendizado trazido da viagem se resume no crescimento na fé. “O grupo participou de forma intensa, emocionante em cada local sagrado. Rezou, celebrou, cantou e ouviu a palavra de Deus. é uma experiência única, e que a razão não consegue descrever”, comenta.
Segundo o padre, as missas foram sempre para o grupo o momento mais importante, culminante e síntese de tudo o que vivenciavam. Todos os dias uma oração era feita por todos pela manhã, presidida pelos dois padres. Em cada lugar sagrado também havia tempo para a oração pessoal.
AMPLIAçãO DO CONHECIMENTOPara ele, a viagem trouxe conhecimento cultural, histórico, geográfico, religioso e sociológico. Jerusalém, por exemplo, é o berço das únicas três religiões monoteístas do mundo: judaísmo, cristianismo e islamismo.
Destaca que Israel é rico em tecnologia, em nanotecnologia, em tecnologia agrícola e de irrigação. Jericó é tida com uma das cidades mais antigas do mundo, tem 10 mil anos. Roma já é berço do Império Romano e de uma cultura milenar. “Sem contar que para boa parte do grupo, esta foi a primeira viagem de avião. Imagina voar cerca de 36 horas e sair do país? Para alguns, também a primeira vez longe da família durante 15 dias”, observa. No caso de outros, a viagem era sonhada ao longo de muito tempo. Para Dona Maria Sündermann, por exemplo, foi momento de celebrar, durante o passeio, os 77 anos de vida.