Depois de 24 horas de viagem, o grupo do Vale do Rio Pardo, que integra missão econômica, desembarca em Israel. A chegada ao país ocorreu as 16h15min (horário local). A Folha do Mate acompanha a comitiva de 21 pessoas e leva aos leitores os principais fatos.
A viagem que partiu de Santa Cruz do Sul no sábado, 25, chega ao país do Oriente Médio um dia depois. Políticos, lideranças regionais, representantes de entidades integram o grupo que permanece em território israelense até o próximo dia 3 de maio. A proposta é de buscar novas tecnologias para aplicar no campo e garantir novas oportunidades de renda para os pequenos agricultores.
Nesta domingo, 26, o grupo prepara as agendas para a semana. Nesta segunda-feira, 27, estão programadas visitas técnicas em três companhias. Kaiim, Biobee e Afimilk. São empresas que realizam pesquisas na área genética de plantas, produção de defensivos e sistemas informatizados para a produção de leite.
A partir da terça-feira, 28, iniciam as programações da 19ª Conferência e Exposição Internacional de Agricultura, a Agritech. Ao longo de três dias a comitiva do Vale do Rio Pardo participa das exposições e apresentações do evento, considerado um dos maiores para o fomento de melhorias na produção de alimentos.
Organizada pelo Corede Vale do Rio Pardo, em parceira com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Cooperativa Sicredi, a missão regional conta ainda com apoio da Federação Israelita do Rio Grande do Sul e do Consulado Geral de Israel no Brasil.
Israel em destaque
O país do Oriente Médio tem se destacado pela aplicação de tecnologias próprias para aumentar a produtividade de suas propriedades rurais. O maior desafio, já vencido, foi de produzir em um solo pobre de nutrientes, em pleno deserto. Com técnicas especiais e capacidade de geração de renda o governo de Israel financia estudos e tecnologias para garantir produtividade no campo.
Integrantes da missão
Airton Luiz Artus (Prefeito de Venâncio Aires e presidente da AMVARP); Angelo Hoff (Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc – Santa Cruz do Sul)Bertilo Assmann (Aposentado –Santa Cruz do Sul)Bruno Eugênio Mahl (Delegado do Instituto Humanitas Fraternidade e representante da área Ecologia da Assembleia Geral do Corede/VRP)Claudiomiro da Silva de Oliveira (Representante da Emater/ASCAR-RS (Extensionista Rural) Mato Leitão)Djeison Gabriel Petry (Produtor Rural – Vera Cruz)Fernando Henrique Schwanke (Prefeito de Rio Pardo)Otto Tesche (Gazeta do Sul – Santa Cruz do Sul (imprensa)Gerson Luis Horn (Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente – Mato Leitão)Guilherme Siebeneichler (Repórter Folha do Mate –Venâncio Aires (imprensa)Heitor Alvaro Petry (Presidente da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo – Vera Cruz)Janine Kanheski Moreira (Assessora Parlamentar Comissão de Agricultura Assembleia Legislativa RS)Jeferson Souza Klunk (Técnico Agrícola – PM Vera Cruz)João Paulo Reis da Costa (AGEFA/EFASC)Jorge Panta Habekost (Vice-Prefeito de Rio Pardo) Lênio Augusto Trevisan (Técnico Agropecuário PM Vale do Sol)Marco Antônio Dornelles (Gerente Assuntos Coorporativos da Afubra – Santa Cruz do Sul)Mariza Terezinha da Motta Christoff (Presidente do Corede/VRP – Rio Pardo)Sirlei da Silva Nunes (Professora e Coordenadora de Projetos em Educação Ambiental na Prefeitura Municipal de Dom Feliciano)Vilmar de Oliveira (Empresário em Venâncio Aires e ex-presidente do Comude de Venâncio Aires)Vilmar Schneider da Silva (Conselheiro de Administração do Sicredi Vale do Rio Pardo – Vera Cruz)Werner Schwanke (Produtor Rural – Rio Pardo)
[GALERIA_540]