
O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) completou um ano de atividades e a solenidade para ressaltar as primeiras conquistas para fortalecer o turismo de Venâncio Aires ocorreu na propriedade de Arno e Ledi Maggioni, em Linha Arroio Grande. O evento transcorreu na noite de quarta-feira, dia 18, e contou com a presença de conselheiros, autoridades municipais e produtores envolvidos nos atrativos do interior.
Durante a solenidade o presidente do Comtur, empresário Valmor Heck, lembrou dos avanços dessa área em Venâncio Aires. Disse que o turismo ganhou novo incentivo baseado em políticas públicas aliada com empreendedores do interior do município. “Avançamos muito. Espaços de visitação foram implementados e as primeiras ações foram um sucesso. Agora para avançar é tarefa implementar pacotes turísticos que atraiam visitantes de fora”, adiantou.
A criação de projetos como o Colhe e Pague, Bergamoteando, Rota do Chimarrão Dominical e Redescubra Venâncio, foram lembrados na noite, como fundamentais para fomentar o interesse pelo interior do município para o turismo. A coordenadora do Departamento Municipal de Turismo, Angelica Diefenthäler, lembrou que a legislação que criou o Comtur é de 2002, contudo apenas em 18 de julho de 2017 foi empossada a primeira diretoria. “Nosso objetivo é unir esforços e é este o grande avanço que tivemos. O trabalho transparente e coletivo, do Comtur com Departamento de Turismo, com o respaldo da secretaria. Todos os projetos, ações, dificuldades e sonhos são compartilhados nas reuniões”.
CARTA AO PREFEITO
Na noite foi encaminhada carta ao prefeito Giovane Wickert, assinada pelo presidente Heck, são feitas reivindicações. “Comtur é uma das instâncias de planejamento participativo da gestão municipal para o tema do turismo; motivo pelo qual solicitamos a previsão de recursos no Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), via Lei de Diretriz Orçamentária de 2019, com o escopo de investimentos e custeio em ações e programas específicos para o próximo ano.”
SELO PARA O TURISMO
Uma das grandes conquistas deste primeiro ano do Comtur foi a distinção do selo “+ Turismo” ao Município. Venâncio Aires é uma das primeiras cidades do Rio Grande do Sul a conquistar a honraria que permite à Capital do Chimarrão se enquadrar no Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo), que tem por o objetivo apoiar os municípios no acesso a linhas de financiamento. Venâncio Aires possui ainda o Plano de Desenvolvimento para o setor do Turismo e faz parte da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp).
CAFÉ COLONIAL E AGROINDÚSTRIA
A propriedade, que participa do projeto Bergamoteando, é referência na produção de panificados caseiros. A agroindústria familiar possui hoje mais de 30 variedades, e se prepara para um novo desafio: implementar um café colonial. Nos primeiros momentos dessa nova atividade o funcionamento será por agendamento. Para esse novo serviço foram investidos cerca de R$ 25 mil na construção e estruturação de quiosque com capacidade para 30 pessoas, espaço rústico que possui fogão a lenha e chapa na área central do espaço.
