A comunidade de Linha Rincão de Souza, no interior de Venâncio Aires, teve uma grande noite na segunda-feira, 4, quando recebeu a sessão interiorizada da Câmara de Vereadores. Os moradores da localidade do 9º Distrito, além de acompanharem os trabalhos dos parlamentares, puderam, enfim, receber oficialmente o seu ginásio de esportes, cujo trâmite para construção iniciou há mais de sete anos.
No período da Ordem do Dia, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei número 039, do Legislativo, de autoria do vereador André Kaufmann (PTB), que dá denominação ao espaço esportivo de Ginásio de Esportes Helmuth da Veiga. Tio Muth, como era conhecido, foi um grande líder comunitário de Linha Rincão de Souza. A viúva dele, Maria Darci da Veiga, de 90 anos, foi à sessão e, juntamente com familiares, agradeceu pela lembrança do marido. “Estamos muito felizes”, disse.
O deputado federal Marcelo Moraes (PTB), filho do ex-deputado federal Sérgio Moraes (PTB), que foi o responsável pela destinação da emenda parlamentar que viabilizou a construção do ginásio, foi à localidade para participar do encontro legislativo. Ao seu pronunciar, ele afirmou que pretende dar sequência ao trabalho que o pai fazia quando estava na política. “Dedicar-se às comunidades é algo natural, pois assim estamos devolvendo um pouco, pelo menos, do carinho que recebemos na urna”, declarou.
PRESIDENTE
Presidente da comunidade, Luiz Carlos Oliveira também agradeceu a articulação política para que o ginásio se tornasse realidade. Além dos Moraes, Oliveira destacou o trabalho do ex-vice-prefeito de Venâncio Aires, Celso Krämer, “que também se empenhou por esta obra”. O presidente ressaltou a importância de os moradores de Linha Rincão de Souza darem continuidade ao legado da família de Tio Muth, para que a comunidade siga prosperando. “Na noite de hoje, também recebemos a posse do prédio da escola que foi desativada. O prefeito Jarbas da Rosa assinou a documentação e temos planos de construir um necrotério e uma sala para as aulas de catequese na estrutura”, comentou o dirigente.
Secretários participam da sessão
Os secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sid Ferreira (PDT), e Desenvolvimento Rural, Gilberto dos Santos (MDB), participaram da sessão interiorizada em Linha Rincão de Souza. Eles destacaram o mutirão realizado na região do Barro Branco nos últimos dias, bem como explanaram à comunidade outras atividades que vêm sendo realizadas pelas pastas que comandam. Santos disse que o Município tem conseguido avançar em relação ao Promagro, ao fornecimento de calcário e à diversificação de culturas. “Também temos auxiliado os produtores rurais com limpeza de aviários, terraplanagem e acesso a propriedades. Na medida do possível, vamos atendendo todos os pedidos”, comentou.
Ferreira disse que o volume de chuvas registrado nos últimos dias atrasou um pouco o cronograma de recuperação da estradas do interior, mas também lembrou que “não dá para ficar reclamando da chuva, pois a previsão é de que tenhamos um período de estiagem logo ali na frente”. Ele afirmou que a Prefeitura está trabalhando no reforço de material nas estradas, assim como na limpeza de valetas e roçadas. “As capatazias e a Patrulha Agrícola têm sido muito importantes neste processo de recuperação das nossas vias do interior. Queremos fazer um trabalho bem consistente em todas as localidades”, declarou.
Ordem do Dia
• Ofício número 403, do Executivo: pede urgência na votação do Projeto de Lei número 125, do Executivo. Aprovado por unanimidade.
• Projeto de Lei número 125, do Executivo: institui o programa IPTU Verde e autoriza a concessão de descontos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a título de incentivo ambiental na forma do art. 519 da Lei Complementar 064, de 18 dezembro de 2013, que disciplina o sistema tributário do Município, consolida leis e institui o novo Código Tributário Municipal. Aprovado por unanimidade.
• Projeto de Lei Complementar número 022, do Executivo: altera o art. 519 da Lei Complementar 064, de 18 de dezembro de 2013, que disciplina o sistema tributário do Município, consolida leis e institui o novo Código Tributário Municipal. Aprovado por unanimidade.
• Projeto de Lei número 117, do Executivo: autoriza contratação temporária por excepcional interesse público. Aprovado por unanimidade.
• Projeto de Lei número 118, do Executivo: altera a redação dos arts. 2º e 7º da Lei Municipal número 6.435, de 15 de outubro de 2019, que reformula o Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) de Venâncio Aires, o qual passa a denominar-se Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod). Aprovado por unanimidade.
• Projeto de Lei número 119, do Executivo: autoriza a alteração do Plano Plurianual 2018-2021, da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, do Anexo II da Lei Orçamentária Anual de 2021 e a abrir crédito especial por redução orçamentária. Aprovado por unanimidade.
• Projeto de Lei número 120, do Executivo: autoriza a abertura de crédito especial por excesso de arrecadação. Aprovado por unanimidade.
• Projeto de Decreto Legislativo número 012, do vereador André Puthin (MDB): concede título de Cidadão de Venâncio Aires a Dimas Jesus Ortega Gonzalez. Aprovado por unanimidade.
• Projeto de Lei Legislativo número 038, da vereadora Janete Brandão (PSD): institui o Dia Municipal do Voluntário em Venâncio Aires. Aprovado por unanimidade.
• Projeto de Lei Legislativo número 039, do vereador André Kaufmann (PTB): dá denominação de Ginásio de Esportes Helmuth da Veiga (Tio Muth) ao espaço esportivo localizado em Linha Rincão de Souza, no interior de Venâncio Aires. Aprovado por unanimidade.