Com informações de AI Prefeitura.

A comunidade de Linha Travessa, no interior de Venâncio Aires, já está mobilizada para receber a 5ª edição do Festival de Gaiteiros. O evento ocorre no próximo dia 27 de maio, no pavilhão do Grupo do Lar Nossa Senhora Aparecida, naquela localidade. As inscrições gratuitas já estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 24, na Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo ou na comunidade com Melita Hickmann, através do telefone 9146-0777.

Foto: Secretaria da Cultura / Divulgação .
Neste ano, dez grupos já confirmaram presença nas apresentações

A promoção está a cargo do próprio grupo, com apoio da Secretaria. Para este ano, dez grupos de gaiteiros já confirmaram presença para as apresentações. é permitida a execução de até duas músicas por grupo. O Festival abrange a participação de músicos que toquem qualquer tipo de gaita, seja gaita ponto, harmônica ou acordeon. O acompanhamento com violão, voz ou outros instrumentos é livre, mas está vetada a utilização de playback.

Realizado consecutivamente desde 2012, o festival recebeu, em sua última edição, 27 grupos, que tocaram diante de um público estimado de 400 pessoas, lotando as dependências do salão. Na ocasião, foram reunidos músicos oriundos de Mato Leitão, Cruzeiro do Sul, Sério, Passo do Sobrado e Vale Verde, além da própria Capital Nacional do Chimarrão. A organizadora Melita Hickmann destaca que o evento é aberto para musicistas de todas as idades, destacando que, em 2015, uma menina de quatro anos apresentou-se diante do público presente.

A PROGRAMAÇÃO no dia inicia às 19h30min, quando será servido carreteiro no jantar, ao custo de R$ 8 por pessoa. Os músicos não pagam. A partir das 20h, serão iniciadas as apresentações, com entrada franca. Segundo Melita, o festival foi idealizado com o intuito de valorizar a música tradicional de Venâncio e região, oportunizando um espaço fixo para reunir gaiteiros que, tradicionalmente, não se apresentavam e somente dedicavam tempo ao instrumento em encontros familiares ou nas próprias casas.