Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MatePedro Schwengber: Participe e faça parte desta história
Pedro Schwengber: Participe e faça parte desta história

Você adora preparar chimarrão? Se a resposta for sim, você acaba de receber uma oportunidade de participar do concurso cultural ‘Um Chimarrão para a história’. Pela primeira vez, Folha do Mate e Escola do Chimarrão vão promover um concurso para criar o 37º modelo de chimarrão. O vencedor será conhecido durante evento que ocorre no Parque do Chimarrão dia 24 de abril, data que será comemorado o Dia do Churrasco e do Chimarrão.

Desde que a Escola do Chimarrão foi criada, 36 modelos são divulgados e disseminados pela escola, tanto através do ônibus da escola – que viaja por todo estado e país divulgando a cultura e o hábito de tomar chimarrão – como também pela casa Escola do Chimarrão, localizada em Linha Travessa, interior de Venâncio Aires. O número que já se tornou uma marca na história da escola, inclusive registrado em publicações oficiais do Instituto, agora será alterado e o vencedor do concurso terá a oportunidade de fazer história como o autor do novo modelo.

>>Clique aqui e confira o regulamento

COMO PARTICIPARAs inscrições estão abertas a partir de hoje e podem ser feitas até o dia 22 de abril, através do e-mail [email protected] ou na recepção da Folha do Mate. Para participar, o inscrito deve enviar informações como nome completo, idade, endereço e telefone e garantir presença no evento do dia 24 de abril, um domingo, quando uma comissão julgadora irá avaliar e escolher o chimarrão vencedor. Podem se inscrever pessoas de qualquer idade e cidade de origem.Em caso de chuva o evento será transferido para o dia 6 de maio, durante a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).

AVALIAçãOCada inscrito deverá apresentar-se no dia do evento, junto à Escola do Chimarrão, no Parque do Chimarrão, às 10h, com sua cuia, bomba e instrumentos necessários para o preparo e decoração do mate. Erva-mate e água quente serão disponibilizados no local.O corpo de jurados irá avaliar os seguintes quesitos: criatividade, apresentação e funcionalidade. Além disso, no dia do evento, cada autor deverá ‘batizar’ o modelo com um nome.Cada participante deverá observar para não copiar nenhum dos 36 modelos existentes.

Venha fazer parte desta história. Crie e participe deste momento único”Pedro José Schwengber – diretor executivo da Escola do Chimarrão

Para o diretor executivo da Escola do Chimarrão, Pedro José Schwengber, os 36 tipos buscam valorizar a cultura em todos os sentidos, tanto nos aspectos culturais e sociais quanto econômicos e até os benefícios para a saúde. Entre os modelos, o destaque vai para o chimarrão preparado em 11 segundos, uma marca registrada da escola. “Para nós será um marco e uma oportunidade para as pessoas terem sua criação e participação nesta história da Escola do Chimarrão. Quem participar, independente de ser eleito ou não, vai fazer parte deste momento único.”Ele observa que o chimarrão eleito ficará exposto durante toda a PROGRAMAÇÃO da Fenachim 30 Anos e, será incorporado como modelo oficial da escola. “A partir do dia 24 de abril, todas lugares em que estiver a Escola do Chimarrão, em todas as divulgações e eventos, este modelo será exposto para que visitantes apreciem e aprendam a fazê-lo.”Conforme a editora da Folha do Mate e rainha da 12ª Fenachim, Letícia Wacholz, que idealizou o concurso, esta será uma oportunidade de valorizar ainda mais a Escola do Chimarrão e, ao mesmo tempo, integrar a comunidade que recebe uma chance ímpar de escrever seu nome na história. “O trabalho que a Escola do Chimarrão executa em todos os cantos do Rio Grande é tão valorizado e rico culturalmente, que o vencedor deste concurso poderá se sentir honrado em ser o criador do 37º modelo da escola”, salienta.Segundo ela, esta é mais uma ação que a Folha do Mate promove para integrar a comunidade e valorizar a bebida-símbolo de Venâncio Aires e do Rio Grande do Sul. “O chimarrão é uma marca da cidade e é graças a este hábito que a Capital do Chimarrão é reconhecida por sua hospitalidade. A Folha no Mate, neste sentido, reforça seu compromisso com a cultura do município, uma relação que existe desde sua fundação, quando trouxe para seu próprio nome a importância da erva-mate e do chimarrão”, observa.

DICAS DE MESTREDiretor executivo da Escola do Chimarrão, Pedro José Schwengber, deixou três dicas para os participantes:

-Ter bom acabamento-Ter funcionalidade para ser sorvido-Cuidar quantidade de erva-mate e observar a quantidade e temperatura da água

No vídeo, abaixo, Pedrão ensina como preparar um mate invertido. Gostou? Agora te inspira para criar o seu!