Está aberto o período para participar do 8º Concurso Literário de Venâncio Aires. O envio de materiais podem ser feitas até o dia 15 de agosto. 

Foto: Divulgação .

O concurso tem o propósito de fomentar a criação de produção textual e artística nos cidadãos do município, visando a integração a partir da literatura. Podem participar alunos da rede municipal, estadual e particular de Venâncio, bem como professores e comunidade em geral. Para concocorrer é necessário produzir um texto literário ou charge; criar um desenho; ou produzir um vídeo (curta-metragem)/documentário a partir de um livro ou texto de um dos escritores que participam da 17ª Feira do Livro: Gustavo Finkler, Chiquinho DiVilas e o patrono Tabajara Ruas de acordo com as nove categorias dividas abaixo. Os interessados em participar podem entregar seus textos, desenhos, charges ou vídeos na secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, ou na secretaria de Educação, no Sesc ou na Biblioteca Municipal Caá Yari até 15 de agosto.

SELEçãOConforme divulgado pela secretaria de Educação, serão selecionados três textos, desenhos, vídeos e charges de cada categoria. A entrega da premiação ocorrerá dentro da PROGRAMAÇÃO da 17ª Feira do Livro e 6ª Mostra de trabalhos escolares: ‘Construindo Aprendizagens’ e consiste em um Troféu para o 1º colocado de cada categoria e medalhas para o 2º e 3º colocados de cada categoria, bem como musicalização de poemas selecionados, exposição dos desenhos, charges e vídeos/documentário.

FORMA DE ENTREGA -O texto literário em verso, desenhos, charges e vídeos das escolas deverão ser entregues em envelope identificado com o nome da escola e do(a) diretor(a), endereço, e-mail e telefone para contato, será aceito apenas um texto, uma charge e um desenho de cada aluno, e um vídeo/documentário de cada turma com seu respectivo professor, com identificação no DVD.

 Categorias-Escolas de Educação Infantil – 1 desenho-1º e 2º Anos – 1 desenho-3º e 4º Anos – 1 Poema (verso)-5º e 6º Anos – 1 Poema (verso)-7º e 8º Anos – 1 Charge-9º Ano, Ensino Médio e EJA – 1 Charge-Professores de Artes com suas turmas de 9º, Ensino Médio e EJA – 1 Vídeo/ Documentário-Comunidade 1 (18 anos em diante) – 1 Charge-Comunidade 2 (18 anos em diante) – 1 Vídeo/Documentário

Entenda:

-Para a comunidade em geral a charge e o vídeo/documentário deverão ser entregues em envelope identificado com o nome do(a) autor(a), endereço, e-mail, telefone para contato e a qual categoria se encaixa, Comunidade 1 – Charge ou Comunidade 2 – Vídeo/Documentário, sendo aceito apenas uma charge e um vídeo por pessoa. Lembrando que deverá haver identificação no DVD.

-Cada charge deverá conter os seguintes dados de identificação: nome da escola, nome do(a) aluno(a), categoria, nome do(a) professor(a) que trabalhou com o texto em sala de aula, ano/série em que o(a) aluno(a) estuda, o mesmo para o vídeo que deverá ter a identificação no próprio DVD. -Para a comunidade em geral a charge ou DVD deverá conter os seguintes dados: nome do(a) autor(a), telefone de contato e categoria, sendo essas Comunidade1 ou Comunidade 2.

-O poema deverá ser entregue digitado, impresso em folha A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhados à esquerda para poemas, com espaçamento entrelinhas 1,5.

-Os desenhos devem ser confeccionados em folha de desenho A4, podendo ser utilizadas as diversas técnicas artísticas. Será aceito apenas um desenho por aluno.

-A charge deverá ser entregue em folha A4, com a identificação na parte posterior da folha e será aceito apenas um por aluno e/ou pessoa.

-O vídeo deverá ser entregue em DVD e seguir o seguinte preceito: no Brasil, em função da existência da Lei Hyperlink ‘https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_do_Curta’ do Curta, buscou-se uma definição de curta-metragem que fosse compatível com a sua exibição antes do longa, nas sessões comerciais de cinema. Por isso, em 1992 a Lei 8.401 já definia o curta-metragem como o filme “cuja duração é igual ou inferior a 15 minutos”. Para a nossa Feira do Livro o curta deverá ter no máximo 5 minutos.