O Conselho Muncipal de Desenvolvimento Urbano (Condurb) elege nova diretoria nesta terça-feira, 12, a partir das 14h, na Sala de Reuniões da Prefeitura. O órgão reúne representantes de Secretarias Municipais como de Infraestrutura e Serviços Públicos, Planejamento, Meio Ambiente, Sindicato da Construção Civil e Mobiliário, Caciva, Asseava, OAB, AES Sul, Corsan, entre outros. O engenheiro Lúcio Konzen é o atual presidente do Condurb e o servidor da Secretaria de Obras, José Agnes, o secretário.
Este conselho é um órgão de assessoramento do governo para assuntos de interesse urbanístico. A nova diretoria exercerá mandato de dois anos e é composto por dez membros titulares e dez suplentes. Entre as atribuições está a de auxiliar a Administração Municipal na elaboração do novo Plano Diretor, buscando um crescimento sustentável na ocupação de áreas urbanas e rurais de Venâncio Aires.
Destacado pelo prefeito Airton Artus como estratégico para a atual filosofia da Administração Municipal, o Conselho de Desenvolvimento Urbano serve para auxiliar num estudo complexo de adequação do Plano Diretor. Além disso, o objetivo é colocar em prática um amplo projeto de mobilidade urbana. Para isso, além de exaltar a importância dos profissionais empossados, o prefeito ressalta o respaldo político que eles terão nas decisões do Conselho.
“é o momento de pensar Venâncio Aires para o futuro e encarar alguns problemas históricos. Um desafio será estabelecer regras para construção de prédios bonitos no centro da cidade, expandir novas vias capazes de suportar o crescimento urbano e modernizar nossa cidade de forma ordenada”, destaca o chefe do Executivo.
Conforme lei, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano emitir pareceres sobre leis, planos, programas e projetos relativos ao desenvolvimento urbano do município; manifestar-se sobre todos os projetos de loteamentos nas zonas urbanas e rurais; zelar pela eliminação de barreiras físicas e urbanísticas para pessoas deficientes; interpretar de maneira exata e garantir a aplicação do Plano Diretor; preservar o meio ambiente e o patrimônio histórico e cultural; além de promover a realização de estudos relativos à área urbana.