Inicia hoje a 3ª Conferência Municipal da Cultura, a partir das 13h, na Câmara de Vereadores. O evento, que tem sequência amanhã, ao longo do dia, deve reunir representantes dos diferentes setores culturais com intuito de debater a área e votar as metas do Plano Municipal de Cultura. A atividade é promovida pela Secretaria da Cultura, Esportes e Turismo.

Diferentes segmentos culturais estarão reunidos nos dois dias de evento. A artista-educadora licenciada em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fernanda Saldanha, é uma das pessoas que já se cadastrou para participar da Conferência de Cultura. Para ela, que é suplente do segmento de Artes Cênicas no Conselho de Cultura do município, o país vive um momento tenso, principalmente envolvendo os setores da Educação e Cultura, com cortes de gastos, “sendo que nada do que se utiliza nestes setores são gastos, na verdade são investimentos, que trarão resultados positivos para o país”.

Fernanda acredita que é necessário somar forças, mais do que nunca, para lutar pela Cultura e Educação. “Vejo a Conferência Municipal de Cultura como a possibilidade de encontro de todos que trabalham ou se envolvem de algum modo com esse setor, para dialogar sobre planos, ideias e construirmos juntos as políticas culturais do município, que no momento está bem organizado através do Conselho Municipal de Políticas Culturais”, argumenta.

CONTRIBUIçãOO secretário da Cultura, Esportes e Turismo, Thomás Lenz, salienta que é importante que a comunidade participe desse momento e dê sua contribuição para o planejamento da política cultural do município. As inscrições para participar da Conferência de Cultura podem ser feitas na própria secretaria ou através do link online disponível na página da pasta.

Entre os nomes que estarão participando do evento estão Leoveral Golzer Soares, diretor de cidadania e diversidade da Secretaria de Estado da Cultura; Rafael Passos, vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil RS; e Neidimar Alves, presidente do Fórum Nacional e Conselho Estadual de Cultura, além de ser membro do Conselho Nacional de Política Cultural.