A 56ª Conferência Distrital do Rotary realizada em Venâncio Aires de sexta-feira a domingo, reuniu integrantes da família rotária de 52 clubes oriundos de 26 municípios. As atividades, realizadas na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova), foram desenvolvidas pela primeira vez no município e tiveram a realização do Rotary Club Venâncio Aires, Rotary Club Chimarrão e Rotary Club Taquari.

Foto: Rudinei Tonello / Divulgação Na tarde de sábado, o público prestigiou Thedy Corrêa
Na tarde de sábado, o público prestigiou Thedy Corrêa

O evento reuniu palestrantes como o palestrante e mágico Mauro Dias, o músico gaúcho Thedy Corrêa e o venâncio-airense Pedro Schwengber, o Pedrão da Escola do Chimarrão. Além deles, a cultura do município foi apresentada através da Orquestra Municipal, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Die Schwalben e do CTG Erva-Mate.

Foto: Rudinei Tonello / DivulgaçãoPalestrante Pedro Schwengber e o presidente da Conferência, João Moacir Laufer Ferreira
Palestrante Pedro Schwengber e o presidente da Conferência, João Moacir Laufer Ferreira

De acordo com o presidente da Conferência na Capital do Chimarrão, João Moacir Laufer Ferreira, além de muito abrangente, a Conferência Distrital reuniu grandes nomes e colocou Venâncio no cenário internacional, pois os relatórios produzidos sobre o evento serão enviados aos Estados Unidos. “Nos tivemos uma grande ideia em trazer a Conferência à Venâncio e isso vai marcar para sempre a nossa cidade e o cenário daqueles que trabalham pelos mais pobres e necessitados, como é o caso do Rotary”, comenta. 

No sábado à tarde, o evento teve a presença do músico Thedy Corrêa que falou e encantou o público com a temática ‘Veja seu trabalho de forma diferente – Faça sua equipe dar um show’.

A próxima edição da Conferência Distrital ocorre em maio de 2018 em Canela.

Foto: Rudinei Tonello / Divulgação;

Cidadão de Venâncio

Na sexta-feira à noite, um momento marcante e especial foi a entrega do título de Cidadão de Venâncio ao porto-alegrense, João Gomes Mariante, por iniciativa do vereador André Puthin (PMDB). Segundo o proponente, a intenção era homenagear dentro do maior evento rotário o único fundador vivo do Rotary no município. João Gomes Mariante é escritor, psicanalista, professor e jornalista. Aos 99 anos, mora em Porto Alegre.

Foto: Rudinei Tonello / DivulgaçãoJoão Gomes Mariante, de 99 anos, recebeu o título de Cidadão de Venâncio
João Gomes Mariante, de 99 anos, recebeu o título de Cidadão de Venâncio

Ele fundou em 12 de junho de 1949 o Rotary Club de Venâncio Aires e organizou campanhas e medidas simples e efetivas de higiene e saúde pública como, por exemplo, a distribuição de latões com óleo queimado para combate ao mosquito. Da entidade, além de fundador também foi o segundo presidente. Nesta época, em que morou na Capital do Chimarrão foi o responsável pelo Posto de Higiene da cidade.

Foto: Rudinei Tonello / DivulgaçãoDa entidade, além de fundador também foi o segundo presidente
Da entidade, além de fundador também foi o segundo presidente