Confirmado primeiro foco de Aedes aegypti de 2017 em Venâncio

-

Foi confirmado, ontem, o primeiro foco do ano do mosquito Aedes aegypti, no município. A larva do transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya foi encontrada em um terreno baldio, na área central da cidade, durante fiscalização da equipe de endemias.

Segundo o secretário de Saúde, Ramon Schwengber, foi aplicado larvicida em um raio de 300 metros do local onde foi localizado o foco. “Era um terreno com bastante mato, o que favorece a proliferação do mosquito”, comenta. O titular da pasta reforça a importância da colaboração da comunidade para o combate ao Aedes aegypti.

“Não temos como fiscalizar todos os imóveis. Fazemos o possível, mas são só cinco agentes de endemias. O ideal é que cada um cuide da sua casa.”

Além de terrenos com entulhos, pneus e vasos de plantas que acumulam água propiciam a criação do vetor. “A população tem um papel importantíssimo para que o mosquito não se prolifere. Cada um precisa fazer a sua parte. Todos os pontos com água parada são preocupantes: desde os cemitérios até borracharias e o lixo na casa das pessoas”, cita.

Reforço no trabalho

De acordo com Schwengber, o trabalho de prevenção ao mosquito é contínuo, mas é intensificado quando é confirmada a existência de larvas. Na semana passada, a secretaria recebeu recurso de R$ 15 mil, da União, para auxiliar o combate ao Aedes aegypyi. A verba será utilizada para compra de larvicidas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os agentes de endemias e elaboração de material de divulgação.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido