Com as contas públicas em situação calamitosa na grande maioria das Prefeituras, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) realiza nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12 de setembro, em Canela, a terceira etapa do Congresso “Diálogo Municipalista”. O evento tem como objetivo apresentar aos gestores a pauta política e as alternativas para o enfretamento da crise. O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, participa do evento.

Com a expectativa de déficit nas contas de 2014 de até R$ 5 milhões, o prefeito da Capital do Chimarrão já trabalha na contenção de despesas desde o início de junho. Apesar disso, o corte de servidores CCs, Funções Gratificadas e a paralisação de obras e serviços não está descartada. “Estamos trabalhando no extremo arrocho. Sabemos que é uma situação de grande parte dos municípios, mas isso não pode continuar. A situação é grave e estamos dispostos, inclusive, a uma paralisação se a Famurs assim optar”, garante Artus.

O congresso, no Hotel Lajes de Pedra, já esteve em Rôndonia e Mato Grosso. Conforme o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, “a crise financeira dos Municípios brasileiros tem sido uma luta constante nos últimos anos” e além disso, o cenário mostra que a situação chegou a um ponto crítico.

Na PROGRAMAÇÃO estão previstas palestras técnicas, além de orientações e alertas para que os prefeitos consigam fechar as contas sem prejuízos fiscais, em 2016. Também vai apresentar a campanha Viva o seu Município, idealizada para que a população entenda e ajude o governo local a passar pelas dificuldades atuais.