Parecia um dia normal de aula para os alunos do 8º ano da Escola José Duarte de Macedo, mas o conteúdo proposto pela professora de matemática Tainá Luiza Henn, trouxe além de conhecimento para sala de aula, um tema a ser abordado em um trabalho de pesquisa e conscientização envolvendo os alunos e toda a comunidade escolar. O objetivo da professora, em uma discussão sobre porcentagem, foi levar aos alunos a possibilidade de calcularem a tributação que incide em cada um dos produtos.

A partir desta aula os alunos Tais da Silva,14 anos; Laisa da Silva, 15 anos e Lohâ do Amaral Mendes, 14 anos; com orientação da Professora Tainá e da supervisora da escola Barbara Wietzke de Lara iniciaram o projeto “Conscientização fiscal: um caminho para a cidadania”, que leva conhecimento e ensinamento a toda a comunidade escolar, e aborda a importância de exigir nota fiscal em toda a compra realizada, evitando assim a sonegação do imposto por parte do comércio ou da empresa, e possibilitando mais arrecadação ao governo, o que resulta em mais repasses aos municípios.

Foto: Cristiano Silva / AI PrefeituraTaís, Lohâ e Laísa com a professora de matemática Tainá
Taís, Lohâ e Laísa com a professora de matemática Tainá

“Pesquisamos sobre o assunto, e percebemos que muitas pessoas, inclusive nós, não tínhamos conhecimento sobre estes impostos. A partir desta pesquisa, criamos folders, fizemos uma pesquisa com alunos dos anos finais, e apresentamos aos alunos dos anos finais, e em um evento da escola realizamos o cadastro de pessoas da comunidade no projeto Nota Fiscal Gaúcha, que poucas pessoas conhecem, e é um importante projeto de conscientização para emissão da nota fiscal em todas as compras”, explicou a aluna Tais.

Além do trabalho realizado com os anos finais, foi criado também o teatro de fantoches “Uma aula de cidadania” para abordar o tema com alunos das turmas do pré, 1º e 2º ano, e um jogo didático denominado “Caminho para a cidadania” para alunos do 3º ao 5º ano.

O projeto participou da mostra escolar dentro do próprio educandário, sendo classificado a participar da Mostra Municipal de Trabalhos Escolares, onde foi avaliado e classificado em 1º lugar, credenciando assim os alunos a participarem da Mostratec em Novo Hamburgo. Na última semana, participaram da Movaci realizada no IFSul polo Venâncio Aires, onde surgiu o convite de realizarem o projeto em outros educandários do município, o que deve iniciar a partir mês de novembro.