Trazer novas entidades e diferentes etnias para discutir políticas públicas, realizar eventos e palestras. Esse é o objetivo do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) para os próximos dois anos na presidência de Beto Rasquinha.
Como Rasquinha é dirigente do Conselho desde 2012, observa que a renovação com novos participantes é necessária, pois algumas das entidades saíram do conselho. Entre aquelas instituições e órgãos que ainda permanecem no Compir estão a prefeitura, a ONG Alphorria e o campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) que fica em Venâncio Aires. A meta é convidar e visitar as demais entidades como Paresp, João XVIII, Projeto Minuano e ainda a Câmara de Vereadores. “O Compir está aberto para quem quiser auxiliar.”
Nesses dois anos que já está na presidência, ele observa algumas dificuldades. Segundo ele, o principal problema é a falta de estrutura. Por isso, a necessidade é de uma sala específica, de um computador e de um funcionário. “Essa sala também poderia ser compartilhada com outros conselhos do município.” Atualmente, as reuniões ocorrem na primeira segunda-feira do mês na secretaria de Desenvolvimento Social.