Primeiros passos. Essa talvez seja a expressão que defina o que vive a cultura de Venâncio Aires. Após a reativação do Conselho de Política Cultural de Venâncio Aires, o grupo de membros eleitos começa a trabalhar.

Na noite de quinta-feira, 25, foi realizado um encontro na Sala de Reuniões da Prefeitura entre os 30 membros eleitos do Conselho para debater e definir sobre os meios de comunicação efetivos para o Conselho. Além disso, também ocorreu uma apresentação sucinta da conselheiros ao pleno e, conforme explica o presidente do Conselho, Daniel Böhm, foi realizada uma leitura crítica do Regimento Interno, disposta a possíveis questionamentos e sugestões de alteração ou inclusão de conteúdos. “Cada membro apresentou, também, suas práticas passadas e atuais dentro do seu próprio segmento cultural”, destaca.

Conforme Böhm, referente ao regimento, foi dada uma atenção especial à estruturação do pleno, incluindo mais especificas aos segmentos culturais. Agora é necessário que o regimento interno seja aprovado até o dia 9 de setembro. Por isso, uma nova reunião deverá ser realizado no dia 8 de setembro, a partir das 18h30min, na Sala de Reuniões da Prefeitura.

Títulos que constam no regimento:Da estrutura e do funcionamento – da composição, dos órgãos, do Pleno, das sessões, da Câmara diretiva e do rito na discussão das matérias; Das competências – do Pleno, da Câmara Diretiva e das comissões especiais;Dos (as) Conselheiros (as) – da eleição, dos mandatos, das licenças e substituições e dos direitos e deveres dos (as) Conselheiros (as);Dos atos e procedimentos – das resoluções, dos pareceres, das informações e das proposições. **Dentro deste último título um capitulo com bastante ênfase: ‘Dos projetos do sistema de fomento e incentivo à cultura municipal’, vinculado ao Fundo Municipal de Cultura no próximo ano.