Iniciada com recursos públicos em terreno doado pela Administração Municipal em linha Ponte Queimada, a conclusão da obra do Centro de Recuperação para Dependentes Químicos (CRDQ) é o principal objetivo do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) de Venâncio Aires. Para isso, uma campanha com o objetivo de angariar recursos será lançada ainda no mês de março para a sensibilização de empresários, entidades assistenciais e população em geral. A campanha deve contar com reforço de um importante comunicador nacional que virá à Capital do Chimarrão para eventos em prol do CRDQ.
Com o objetivo de manter entre 20 e 30 jovens em regime de internato no tratamento contra a dependência química, o Centro é um sonho de especialistas e membros do Comen, que convivem com a difícil realidade de famílias que não conseguem se livrar do vício das drogas. Com equipe de médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e oficineiros, o local pretende ser uma alternativa após a internação hospitalar sem permitir que o paciente retorne ao circulo de amizades ou ao convívio familiar antes de uma recuperação plena. “A comunidade precisa entender que o problema das drogas não é mais uma questão de governos, mas uma mazela social que pode atingir qualquer família. Enquanto não abrirmos os olhos para isso e, como sociedade, nos organizarmos para buscar soluções, o problema só se agravará”, destaca a presidente do Conselho Municipal, Mara Huyer.
A obra, que já conta com as fundações construídas em Linha Ponte Queimada, está orçada em aproximadamente R$ 500 mil e terá 457 metros quadrados de área. O projeto, pronto desde 2010, aguarda recursos para sua efetivação. A equipe do Comen está otimista com a campanha que começa a ser projetada e contará novamente com a parceria de Marines Menezes, esposa de Mano Menezes.