O projeto “Transformando consumidores em clientes” da AES Sul vai trocar geladeiras de alto consumo de famílias de baixa renda por eletrodomésticos novos e que gastam menos energia. A substituição ajuda a empresa, poupando energia e distribuindo mais, e os consumidores, que recebem um aparelho novo e sentem a diferença na conta de luz.
Como foi o caso de Maria Corbellini Machado, 54 anos, que trabalhava como agricultura e está atualmente desempregada. Ela recebeu, na sexta-feira, 25, a equipe que está fazendo a troca dos refrigeradores. Na sua casa, no loteamento Sol Nascente, a geladeira tinha mais de 20 anos de uso, e, segundo Maria, as contas de luz vinham pesadas mesmo sem se usar muitos aparelhos. “A geladeira que gasta bastante, sem falar que já tivemos de trocar a porta duas vezes, mas não dava para comprar uma nova, pelo dinheiro”, relata.
Segundo o coordenador do projeto, Adriano Lersch, que acompanhou a troca na casa de dona Maria, a medida visa atender as metas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que exige que parte dos recursos das receitas operacionais de companhias de energia seja destinada a projetos de eficiência energética. “Elaboramos esse projeto para beneficiar as famílias declaradas com baixa renda que possuem geladeiras antigas e que consomem muita energia. E também conseguimos alcançar a meta de usar energia com mais eficiência, evitando desperdícios”, destaca Lersch.
Maria ficou grata pela troca. “Tava precisando, a geladeira estava bem velhinha. Foi uma surpresa por me selecionarem, e agora é realidade, sou muito grata.”
Seleção
A escolha das famílias foi feita com base na declaração de baixa renda, e visitas nas casas dos consumidores para averiguar a situação dos aparelhos das residências. “Quando foi feito o cadastro e o diagnóstico dessas famílias, identificamos as que tinham os aparelhos com maior consumo de energia. Temos hoje, além de dona Maria, mais 134 clientes, de baixo poder aquisitivo, que serão contemplados com essas novas geladeiras.”
Adriano destaca que toda essa ação é totalmente gratuita para as famílias. “A Aneel estabelece uma porcentagem da receita líquida operacional das companhias energéticas para esses projetos de eficiência energética. Desse recurso estamos destinando parte para as famílias de baixa renda em forma de benefícios”, explica.
Projeto
A ação dura três anos, e Lersch contabiliza que serão substituídas cerca de 4 mil geladeiras em toda a área de concessão da AES Sul, que abrange 118 municípios gaúchos. “Esse processo já está em andamento, e agora estamos agindo nos municípios de Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. Nesta fase entregaremos 320 geladeiras entre os três municípios.”
E a substituição desses aparelhos antigos beneficia tanto as famílias quanto a AES Sul. Adriano destaca que o projeto também substitui lâmpadas, chuveiros, além das geladeiras e instalação de coletores solares para aquecimento da água para substituição dos chuveiros elétricos. “Nem todas as famílias vão receber os mesmos benefícios, depende do nosso diagnóstico. Dona Maria também recebeu um chuveiro novo, mas as lâmpadas fluorescentes ela já tinha. Mas isso tudo ajuda o consumidor, que pode sentir um grande alívio nas contas de luz, de até um terço de redução, e para nós também, que reduzimos o consumo de energia e podemos distribuir esse excedente para outros clientes sem precisar de novos investimentos”, frisa Lersch.