Foto: Rui Borgmann / AI PrefeituraCerca de 10% dos carnês retornaram à Prefeitura nesta terça-feira, 23
Cerca de 10% dos carnês retornaram à Prefeitura nesta terça-feira, 23

Dos cerca de 25 mil carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), 10% retornaram à Prefeitura nesta terça-feira, 23. O Correio, responsável pela entrega dos talões às residências, justificou que houve casos em que os moradores não foram encontrados no endereço cadastrado. A Secretaria da Fazenda realiza um levantamento a fim de constatar o motivo pelo retorno dos carnês, pois o volume de devolução foi considerado maior em relação aos anos anteriores. “Tivemos uma grande surpresa. Nesta primeira análise observamos que os contribuintes que normalmente recebem os carnês no endereço todos os anos, desta vez não receberam”, ressalta a secretária Fabiana Keller.

O contribuinte que optar em pagar o IPTU, em cota única e com o desconto máximo de até 15%, pode se dirigir ao balcão de atendimento ou pelo no site www.venancioaires.rs.gov.br. De fácil acesso, basta clicar no banner em destaque e preencher apenas o CPF. Depois de feito o cadastro, basta seguir as orientações e o site direciona até as economias que cada contribuinte possui. Para isso é possível imprimir o boleto e quita-lo numa agência lotérica ou bancária. O prazo para pagamento do imposto com desconto se encerra no dia 5 de janeiro de 2015.

A secretária Fabiana acrescenta ainda que o cadastro com dados de contribuintes está sendo aprimorado, pois o serviço dos Correios é usado de forma frequente, inclusive para evitar quaisquer problemas. “Reconhecemos que pode haver erros pontuais, como a questão do box (garagem) nos apartamentos. São dois carnês para cada morador e um deles acabou devolvido. O Correio carimbou ressaltando que o número não existe. Vamos corrigir e colocar o box no mesmo endereço do apartamento”, diz a secretária.

Até esta terça-feira, a Administração Municipal havia recebido R$ 1,2 milhão com o pagamento do imposto. A meta é alcançar o montante de R$ 2,5 milhões até o dia 30 de dezembro. O desconto de “bom pagador” também é válido para o pagamento parcelado, que pode chegar a até 8 vezes, com vencimento da 1ª parcela no dia 10 de fevereiro de 2015 e da última no dia 10 de setembro. Como há um volume considerável de carnês devolvidos, a Prefeitura estuda a contratação de uma empresa terceirizada para providenciar a entrega do restante dos carnês.