A Secretaria Municipal da Fazenda enviará, a partir da próxima semana, correspondências que informarão as condições para a quitação de débitos de IPTU de anos anteriores. A iniciativa faz parte da campanha da Administração Municipal de oferecer a possibilidade de pagamento com redução de 50% nos valores de juros e multas para quem possui pendências com o imposto. Além do abatimento nestes valores, o programa prevê desconto extra de 5% no IPTU 2015 a todos os contribuintes que liquidarem suas pendências relativas ao imposto até o próximo dia 14 de novembro.

Foto: Geferson Kern / AI PrefeituraChefe do Setor de Arrecadação da Prefeitura, Cleni Schabbach, destaca que cartas serão estímulo aos contribuintes para aderir às condições de pagamento oferecidas
Chefe do Setor de Arrecadação da Prefeitura, Cleni Schabbach, destaca que cartas serão estímulo aos contribuintes para aderir às condições de pagamento oferecidas

Conforme a chefe do setor de Arrecadação e Tributos da pasta, Cleni Schabbach, as cartas serão entregues pelos Correios nos endereços domiciliares dos proprietários. As correspondências serão enviadas prioritariamente aos contribuintes com os maiores valores pendentes relativos ao IPTU 2014. A carta informará de maneira detalhada as condições para o pagamento dos débitos e conterá a guia para quitação da pendência, já com o valor de juros e multas reduzido dentro das condições oferecidas.

As cartas serão entregues como forma de estimular a possibilidade de encerramento das pendências. No entanto, a Secretaria Municipal da Fazenda já está recebendo desde o início deste mês os contribuintes interessados em colocar em dia seus carnês de IPTU de anos anteriores. As dúvidas sobre o assunto e o encaminhamento do pagamento podem ser feitos nos guichês de atendimento da Secretaria, no prédio principal da Prefeitura. O atendimento de segunda à sexta-feira vai das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

DESCONTO AUTOMáTICO

Quem estiver com seus débitos de IPTU plenamente quitados até o dia 14 de novembro receberá o carnê para o pagamento do imposto relativo ao próximo ano com o desconto de 5% automaticamente calculado. Os carnês serão entregues a partir de dezembro, com desconto de 10% no pagamento à vista – ou 15% para os contribuintes sem nenhum débito de IPTU dentro do prazo firmado pela Secretaria da Fazenda. Já o pagamento parcelado poderá ser feito em até oito vezes, com vencimento da primeira parcela em fevereiro do próximo ano, também com desconto de bom pagador a quem liquidar seus débitos dentro do prazo.