Os 40 produtores filiados à Associação de Piscicultores de Venâncio Aires (Apiva) poderão contar, dentro de aproximadamente 60 dias, com caminhão próprio para o transporte e armazenamento de sua produção. Na manhã desta quinta-feira, 5, a entidade foi contemplada com o repasse de recursos por parte da Fundação Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O ato, ocorrido na agência do Banco do Brasil (BB) no município, foi prestigiado por autoridades municipais, representantes do banco e dirigentes da Apiva, Emater-RS/Ascar e sindicatos.

O projeto para o recebimento de valores foi viabilizado através da Secretaria Municipal da Agricultura junto à associação e agência local do BB. De acordo com o convênio, a Apiva receberá até R$ 100 mil para a compra de um caminhão com baú refrigerado, comprometendo-se com os custos de emplacamento e licenciamento do veículo. Conforme o gerente da agência Banco do Brasil em Venâncio Aires, Wilson Bisognin, este é um dos quatro projetos de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) apoiados pela Fundação em todo o Estado.

Para o presidente da Apiva, André Kauffmann, a aquisição do veículo será importante para a qualificação e sustentabilidade da piscicultura no município. Só com os associados da entidade, o setor gera volume anual médio de vendas entre 150 e 180 toneladas. Já o vice-prefeito Giovane Wickert destacou o apoio do Executivo municipal na elaboração de projetos para beneficiar produtores e entidades agrícolas, como este que permitiu a aquisição do caminhão. O secretário da Agricultura, Hélio Lawall, indicou o aprimoramento do beneficiamento de pescado como o próximo passo a ser dado para a Apiva para fortalecer a piscicultura local.

Enquanto faz as tratativas para a aquisição do veículo, a entidade encaminha a compra de novos equipamentos, em outro projeto amparado pela Secretaria Municipal da Agricultura. Este projeto prevê a compra de itens como freezer, despolpadeira de peixes e container refrigerado através de emenda parlamentar do deputado federal Elvino Bohn Gass, no valor de R$ 100 mil. A liberação da emenda já foi autorizada pela Caixa Econômica Federal. Os equipamentos devem ser disponibilizado para uso dos sócios na mesma sede utilizada pela Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova).