A proposta é de garantir orientação e palestras aos produtores de tabaco para o manuseio de equipamentos e garantir segurança na aplicação de agrotóxicos. O projeto foi elogiado pelos parlamentares do município e foi aprovado de forma unânime. A inciativa garante apoio ao produtor rural no território municipal.

A proposta da empresa é de manter ações voltadas para a melhoria das práticas de trabalho, saúde e segurança no campo, de forma gratuita, com apoio das equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

Serão realizados eventos e palestras, bem como elaboração e distribuição de materiais impressos, de cunho educativo, na área da saúde e segurança no campo. Para o Município, a parceria é avaliada de forma positiva, pela necessidade de promoção de ações preventivas, voltadas à saúde do trabalhador. A proposta visa garantir a distribuição de informações e ajuda sobre assuntos relacionados aos cuidados com a saúde, melhores práticas de vida e trabalho, analisar reclamações e denunciar situações de risco ou abusos.

Para os parlamentares de Venâncio Aires a proposta oportuniza a troca de informações e fomenta as boas práticas de cultivo. O relator do projeto, Celso Krämer (PTB), afirma que a matéria é fundamental para a proteção da saúde dos agricultores. “Sabemos que essas iniciativas podem assegurar uma vida saudável, é importante que os nossos produtores compareçam aos encontros e ouçam as recomendações dos técnicos.”

José Cândido Faleiro Neto (PT) destacou a necessidade das empresas prestarem o serviço de orientação aos pequenos produtores. “é um trabalho que a empresa é obrigada a prestar para garantir o cumprimento das normas trabalhistas, mesmo assim, garantimos mais informação aos agricultores.” 

Já Telmo Kist (PDT), afirmou que, aliado a proposta de trabalhar dentro das normas, a diminuição de defensivos nas culturas agrícolas. “é importante o agricultor trabalhar dentro das normas, com utilização de roupa e maquinário adequado. Também precisamos pensar no uso racional de defensivos agrícolas, para colocar na mesa produtos mais saudáveis.”

De acordo com José Ademar Melchior (PMDB), a proposta da empresa é de fomentar a segurança do trabalho. “Conheço a trajetória desta empresa, esta parceria é importante para proteger os nossos agricultores.”

O termo de cooperação terá validade por seis meses, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos.

Foto: Guilherme Siebeneichler / Folha do MateTERMO DE COOPERAçãO FOI APROVADO POR TODOS OS VEREADORES NA SESSãO ORDINáRIA DESTA SEMANA
TERMO DE COOPERAçãO FOI APROVADO POR TODOS OS VEREADORES NA SESSãO ORDINáRIA DESTA SEMANA