O coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, e a coordenadora adjunta, Janaína Venzon, visitaram a Folha do Mate na tarde de ontem, 22. Eles falaram sobre como a Coordenadoria deve nortear o seu trabalho neste governo e também da realidade das escolas estaduais de Venâncio Aires.
Em relação ao município, Moura informa que uma das prioridades da 6ª CRE é a implantação do ensino de tempo integral junto à Escola Crescer, do bairro Coronel Brito. Mas apesar de ser estadual, a instituição de ensino está localizada em área e prédio do Município, o que impossibilita a realização de melhorias estruturais por parte do Estado junto ao colégio, o que é necessário para a implantação do ensino integral.
De acordo com o coordenador, o impasse foi discutido junto ao prefeito Airton Artus na manhã de ontem. A reivindicação é o repasse dos bens ao Estado. “Por parte do Executivo parece que não encontramos empecilhos nesse sentido, mas também vai depender do Legislativo.” O coordenador explicou que a Escola Crescer foi escolhida para ser uma das primeiras a contar com ensino integral na região por questões como a condição socioeconômica dos alunos, o espaço físico e a proposta pedagógica do colégio.
Moura explicou que as instituições de ensino estão sendo visitadas para se ter uma ideia das suas realidades e principais demandas. “O nosso principal foco no primeiro momento está sendo na questão da infraestrutura, que não é das melhores condições na maioria das escolas”, diz. Entre as instituições de ensino nas quais se considera urgente a realização de melhorias estruturais está a Escola Monte das Tabocas, localizada no Centro. Apesar disso, por questões burocráticas, o coordenador acredita que as obras ficarão para 2016.
Em paralelo à questão estrutural, Moura salienta que se trabalha as questões pedagógicas e de recursos humanos, visto que muitas instituições de ensino enfrentam a falta de servidores, sobretudo merendeiras, serventes e monitores. “Semana que vem já deve estar saindo uma listagem oficial de um processo seletivo que tivemos para contratação de funcionários para atuar nas áreas de limpeza e alimentação, bem como de um concurso para monitores e secretários de escola.”
Folha entrega ‘radiografia’ das escolas estaduais à CRE
A série de reportagens denominada ‘A Escola que Queremos’, publicada pela Folha do Mate entre 21 de fevereiro e 7 de abril deste ano, foi compilada em um só arquivo e entregue ao coordenador e à coordenadora adjunta da 6ª CRE durante a visita.
Editora da Folha do Mate, Letícia Wacholz foi a responsável pela entrega do material produzido pela repórter Ana Carolina Becker aos representantes da CRE. As reportagens mostraram a realidade das 29 escolas estaduais de Venâncio Aires, abordando questões como a estrutura e as principais demandas dos educandários localizados no Centro, bairros e interior do município.