
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) sedia, hoje à tarde, uma reunião inédita entre um prefeito de município produtor de tabaco e a secretária-executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq), Tânia Cavalcante, no Rio de Janeiro.
Prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert representará a Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) no encontro que terá como pauta principal, a participação dos municípios na Conferência das Partes para o Controle do Tabaco (COP 8), marcada para ocorrer de 1º a 6 de outubro, em Genebra, na Suíça. A entidade quer o apoio da Conicq para que um representante tenha espaço, como ouvinte, nos debates que ocorrerão na conferência.O objetivo do prefeito, que viaja acompanhado do secretário-executivo da Amprotabaco, Dalvi Soares de Freitas, é buscar diálogo com a Comissão que tem, entre suas atribuições, organizar a participação da delegação brasileira no evento internacional e fortalecer a implementação nacional da Convenção-Quadro, ratificada pelo Brasil em 2005. Reduzir o consumo de tabaco é o que norteia os debates das Conferências das Partes, a cada dois anos e buscar alternativas economicamente viáveis aos produtores é um dos temas abordados.Segundo Wickert, a reunião no Rio de Janeiro será importante para fortalecer vínculos e buscar unidade, sem deixar de expor a preocupação dos gestores públicos com decisões que podem vir a ser tomadas na COP e que possam prejudicar a economia e a produção de tabaco. “Sabemos que este é um evento de saúde pública, mas que também debate a diversificação e alternativas para os produtores de tabaco. Precisamos estar atentos ao que pode vir a prejudicar o nosso pequeno produtor’, observa.Secretária-executiva da Conicq, Tânia Cavalcante conversou com a reportagem da Folha do Mate e destacou a iniciativa do prefeito de Venâncio Aires. Segundo ela, há tempo a Conicq buscava esse diálogo e reafirmou que está nas mãos dos gestores municipais a responsabilidade de buscar e incentivar a diversificação da economia.”É hora de os prefeitos abrirem as portas de vez para esse novo olhar sobre o tabaco. O longo prazo, que falávamos há 13 anos quando foi ratificada a Convenção, já passou. A Conicq apoia os programas de diversificação e convidamos os prefeitos a abraçarem esse desafio conosco.”
É preciso mudar o olhar e buscar apoio para a diversificação nos municípios. É uma tarefa de muita responsabilidade, sem deixar de salvaguardar os produtores que dependem desta produção. O objetivo da COP não é impedir a produção, mas reduzir o consumo de tabaco.”TÂNIA CAVALCANTE – Secretária-executiva da Conicq
REUNIÃO EM BRASÍLIASegundo Tânia Cavalcante, a tradicional reunião preparatória para a COP 8 ocorrerá no dia 23 de agosto, em Brasília. Até lá, a comissão nacional terá os documentos e a pauta completa da conferência, prevista para ser divulgada no começo de agosto. “Ainda não analisamos os documentos que serão debatidos.”
Quero mostrar que Venâncio Aires, um dos maiores produtores de tabaco em folha do país, tem muitos cases de diversificação e se destaca na produção de alimentos como o aipim, o milho, que também é destaque em proteína animal.”GIOVANE WICKERT – Prefeito de Venâncio Aires e representante da Amprotabaco