Nesta quarta-feira, 13, a Universidade de Santa Cruz do Sul sediou assembléia do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio Pardo para eleição dos titulares e suplentes dos núcleos que compõe o grupo. A partir desta etapa se inicia o período de inscrições de chapas para a eleição da nova diretoria.

Durante a tarde de ontem foram definidos membros de grupos de trabalho que integram o Corede para a gestão 2015-2017. Representantes de entidades representativas, sindicatos, instituições de ensino, prefeituras e membros efetivos do conselho são alguns dos grupos internos de trabalho que compõe o conselho regional. No total são 22 núcleos de trabalho, divididos por setores e entidades representativas da região.

Estes membros já definidos possuem direito a voto, além dos prefeitos, vereadores e Conselhos Municipais de Desenvolvimento, para a eleição da próxima diretoria do Corede. Um edital será publicado ainda nesta semana para abrir o período de inscrição de chapas e a eleição da nova diretoria do conselho durante assembléia no dia 26 de maio, ás 14h, na sala 101 da Unisc. Ainda não foram sinalizados nomes que poderão concorrer a presidência da entidade. Ontem também ficou definido a comissão eleitoral que fará o regimento eleitoral e a homologação das chapas que irão se inscrever.

“Este é o período de transição e precisamos organizar os próximos dois anos, por isso, iniciamos os preparativos e vamos eleger a próxima diretoria no fim deste mês,” destacou Mariza Christoff, presidente do conselho.

O Corede trabalha as políticas públicas regionais para o desenvolvimento do Vale do Rio Pardo, além da realização da Consulta Popular e Cidadã, que deve ocorrer até setembro, quando o governo gaúcho envia o orçamento estadual para a Assembleia Legislativa. A previsão é de diminuição dos recursos para divisão na região. No ano passado foram R$ 10 milhão, segundo estimativa da presidente do Corede, a expectativa é de que o Vale do Rio Pardo tenha no orçamento R$ 8 milhões.