Além de avaliar a melhor forma de captação de água, um levantamento é realizado na cidade para estudar toda a capacidade de abastecimento do município. O estudo projeta os próximos investimentos, especialmente, com analise da capacidade de captar água de outras fontes, além do Arroio Castelhano. Atualmente são analisadas fontes como o Arroio São João e o Rio Taquari. A previsão é de até o próximo ano ter todo o diagnóstico concluído. Conforme o gerente da estatal em Venâncio Aires, Paulo Weschenfelder, o estudo avalia a capacidade de abastecimento atual, projetando as ampliações necessárias.
O crescimento atual da cidade também é avaliado, juntamente com o plano diretor.
A estação de tratamento de água atual foi projetada para abastecer o município ao longo de 20 anos, a estrutura conta com captação de água no Arroio Castelhano e foi edificada no inicio da década de 90.
Atualmente a capacidade de abastecimento é de 125 litros por segundo. A estação trabalha ao longo de 15 horas para manter os reservatórios. Por dia são mais de 10 milhões de litros d’água tratados na ETA, garantindo o abastecimento no perímetro urbano de Venâncio Aires. Além do Arroio Castelhano, outros três poços são utilizados para manter a pressão nas tubulações.