A busca do governo municipal por recursos via Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para aplicar na recuperação das ruas centrais, segue sendo trabalhada. A proposta poderá ter uma resposta ao repasse, por meio da diretoria, em reunião na próxima semana. Entre março e abril, a prefeitura, e a estatal realizaram levantamento dos estragos causados nas vias municipais após obras de canalização e saneamento.

Com a conclusão do relatório, que foi realizado por técnicos e engenheiros da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão e por servidores da Corsan, o prefeito Airton Artus levará o documento ao diretor-presidente da companhia, Flávio Ferreira Presser. A expectativa é de garantir a apresentação de parceria na reunião do dia 18 de maio.

Conforme a procuradora-geral, Gisele Spies Chitolina, a busca por R$ 3 milhões para as ruas centrais da cidade pode ter um novo capítulo na próxima semana. “A partir deste levantamento o município espera uma resposta da Corsan, já que apresentamos em março o projeto para revitalizar as ruas danificadas por obras de saneamento.”

Gisele afirma que se não houver retorno para a demanda municipal, medidas judiciais poderão ser tomadas, buscando reaver os prejuízos causados pelas obras. “Se não houver acordo para o repasse de recursos para as obras poderemos buscar na Justiça auxilio para garantir recursos. Entre os pontos que serão questionados é a quebra de contrato entre a Prefeitura e a Corsan, que conforme o documento, deve deixar as vias, após obras, no mesmo estado de conservação, anterior aos novos investimentos.”

O Município já encaminhou notificação extrajudicial, apontando os problemas gerados na infraestrutura do perímetro urbano. Além disso, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) também foi acionada para fazer a intermediação da solução. A proposta do governo municipal é de garantir recursos para pavimentar com asfalto 100 quadras, em vias que já receberam obras de saneamento e drenagem, em especial na parte baixa da cidade.