Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateREUNIãO NA SEDE DA CORSAN, EM PORTO ALEGRE, OCORREU NA TARDE DE ONTEM
Reunião na sede da Corsan, em Porto Alegre, ocorreu na tarde de ontem

Nesta segunda-feira, 18, o prefeito Airton Artus, acompanhando de membros do governo e do deputado federal, Pompeo de Mattos (PDT), esteve na sede da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), para tratar sobre o projeto de revitalizaçãodas ruas centrais da cidade. A proposta é de captar recursos junto a estatal para reformar ruas danificadas, após obras de drenagem e saneamento.

 

O encontro ocorreu na presença do diretor-presidente da companhia, Flávio Ferreira Presser, e contou com a apresentação dos relatórios realizados pelas equipes municipais e técnicos da Corsan, para avaliar os estragos no calçamento. Conforme o prefeito, a direção da empresa sinalizou positivamente ao projeto e fará, de forma conjunta, avaliações das ruas para listar as prioridades de investimentos.

Convênios serão feitos entre prefeitura e estatal para realizar as obras de pavimentação, com o Município responsável pela aberturados processos licitatórios e fiscalização dos investimentos. “Essa parceria de estudos em conjunto foi fundamental para garantir retorno a demanda do município, vamos fazer avaliação das ruas e projetos para as pavimentações e aCorsan irá repassar os valores para as obras”, afirma Artus.

Participaram do encontro, a secretária-adjunta de administração, Mara Huyer, a procuradora- -geral, Gisele Spies Chitolina, o secretário geral de governo, Tiago Quintana e o gerente local da Corsan, Ilmor Dorr. O formato de contratação segue sendo avaliado pelas equipes municipais, a expectativa de Artus é de garantir avanços aos projetos em até 90 dias.

O plano municipal é de asfaltar 100 quadras de vias que já receberam investimentos de drenagem e saneamento. O investimento total pode alcançar os R$ 3 milhões, porém será efetivado com levantamento das necessidades. Entretanto, na reunião desta segunda-feira, 18, a estatal reafirmou a parceria, mas destacouque as obras seriam feitas por etapas.

“A proposta é de garantir um convênio pelos danos causados nas ruas, após as obras, o Município fará levantamentos e projetos para a documentar a necessidade de obras”, salienta Quintana. Conforme o prefeito, a rua General Osório, terá prioridade para novos investimentos em pavimentação. “Sabemos que esta via é importante para a ligação entre bairros e a região central. Também é uma via para o transporte de mercadorias, queremos incluir ela nas prioridades para pavimentação.”

A proposta do Município é de pavimentar as ruas em um formatodiferenciado, comaplicação de asfalto na pista de rolamento, deixando as áreas de estacionamento, com calçamento. A medida visa economizar recursos e garantir melhor escoamento de água.

Essa parceria de estudos em conjuntos foi fundamental para garantir retorno a demanda do município”, Airton Artus – Prefeito de Venâncio Aires