As reduções de gastos estipuladas pelo Governo Federal podem diminuir o número de cursos de capacitação profissional em Venâncio Aires. A informação é do secretário municipal de Educação, émerson Elói Henrique, que também é um dos responsáveis pelo Plano Municipal de Capacitação Profissional e Empresarial. Segundo Henrique, os cortes afetam os cursos oferecidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que já teve sua capacidade reduzida no último ano e pode sofrer restrições ainda maiores em 2015.

No início deste ano, a Prefeitura protocolou pedido de recursos junto à Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social. A solicitação visava a abertura de 58 turmas de 47 cursos de capacitações distintos neste ano no município, que gerariam 1.189 vagas. No entanto, em reunião na última semana no Departamento de Trabalho da pasta estadual, o diretor da área, Denoir da Silva, comunicou que somente 11 cursos foram pactuados pelo Governo Federal para o município. Destes, nove são provenientes da lista cadastrada pelo município.

De acordo com Henrique, a Prefeitura encaminhará ofício à Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social solicitando um incremento no número de cursos. “No último ano, cadastramos cursos suficientes para oferecer três mil vagas de capacitação, mas fomos habilitados para abrir apenas 600”, destaca o secretário, temeroso de que os cortes sejam ainda maiores neste ano. Outro fator de preocupação é de que o Governo Federal informou que as aulas dos cursos do Pronatec do primeiro semestre devem começar apenas no dia 17 de junho.

Os cursos pactuados neste momento pelo Governo Federal para serem oferecidos no município são de Cuidador de Idoso, Cuidador Infantil, Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Básico e Intermediário, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Auxiliar Financeiro, Almoxarife, Auxiliar de Crédito e Cobrança, Auxiliar Administrativo, Agricultor Orgânico e Aplicador de Revestimento Cerâmico. Este último é conveniado com a Susepe, em trabalho intermediado pelo juiz João Francisco Goulart Borges, para ser oferecido aos futuros apenados da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires.